MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Projeto usa coelhos para incentivar alimentação saudável no RS


Iniciativa é de adolescentes alunos de escola técnica agrícola em Viamão.
Projeto aplicado em duas escolas tem 98% de aprovação entre crianças.

Dayanne Rodrigues Da RBS TV

Criança alimenta coelho com verdura na iniciativa de dois adolescentes (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)Crianças alimentam coelhos com verduras (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Quando criança, a estudante Nice Vilar Torres, de 16 anos, não gostava de comer frutas, verduras e legumes. Em vez de repreendê-la, seu pai teve uma ideia: mostrar que o coelho de estimação da família comia de tudo. Agora, ela e o colega Rafael Kwiecinsky aplicam o projeto em duas escolas de educação infantil de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ideia surgiu há um ano e meio, em uma feira de ciências da escola técnica de agricultura em que estuda. Nice usou a mesma tática com os filhos de professores e deu certo. Ao verem os coelhos comendo, as crianças acabaram experimentando alimentos que, muitas vezes, não são comuns no cardápio dos pequenos, como tomate e alface.
Eles levam os alimentos higienizados e cortados, os coelhos e convidam as crianças a alimentarem os animais. “A gente pergunta: será que é bom? O coelhinho está comendo, será que é gostoso? E assim as crianças acabam experimentando os alimentos. Adoram os coelhinhos, acham engraçado, querem fazer carinho”, explica Rafael.
A iniciativa tem 98% de aprovação entre as crianças, segundo a dupla. Até agora, 160 crianças foram contempladas pelo projeto e os jovens querem ampliar para outras escolas.
"Não sobra nada nos pratos, a gente traz tangerina, outras frutas e eles comem tudo e ainda pedem mais”, festeja.
Nice ensina menino a alimentar coelhos (Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)Nice ensina menino a dar comida a coelho
(Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Nice conta que pensou em levar a tática do exemplo porque se preocupa com o tipo de alimentos ingerido pelas crianças. “A gente está vendo que tem crianças que estão com problemas de saúde devido à má alimentação. É muito produto industrializado e não tem o foco para uma coisa que é realmente saudável, então a gente procura introduzir isso de uma forma tranquila e que seja divertido pra elas”, diz.
Para a diretora de uma das escolas, Mara Virgínia Reichmann de Carvalho, a atividade ajuda na educação alimentar das crianças.
“Ao verem os coelhinhos comerem, com certeza são incentivadas também a comer mais os alimentos saudáveis, então alimentos que de repente eles não tinham ainda experimentado in natura. Eles estão comendo porque foi dito que faz bem pra pele, que é bom pra saúde”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário