MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto Giro dos Folguedos leva cultura popular ao centro de Maceió


Grupos se apresentaram em palcos distribuídos pelo calçadão do comércio.
Outros bairros serão contemplados com o projeto até o fim do mês.

Do G1 AL

Quem foi até o calçadão do comércio de Maceió na tarde desta quarta-feira (14) pôde se deparar com diversas apresentações culturais distribuídas pela Rua Senador Mendonça, no trecho que vai da Praça Deodoro até as imediações do antigo Banco Produban. As atrações fazem parte do projeto Giro dos Folguedos, que durante todo o mês de agosto levará cerca de 40 grupos que exibirão suas cores, sons e danças em bairros da periferia, Centro e orla marítima.
Guerreiro Campeão do Trenado foi um dos 10 grupos a se apresentar (Foto: Jonathan Lins/G1)Guerreiro Campeão do Trenado foi um dos 10 grupos a se apresentar (Foto: Jonathan Lins/G1)
Os grupos de Bumba Meu Boi ‘Bumbá Alagoano’ e ‘Amizade’, as baianas ‘Mensageiras Santa Luzia’ e ‘Flôr de Lis’, o Guerreiro Campeão do Trenado e o Guerreiro do Grupo de Folguedos e Danças Professor Pedro Teixeira; além do Batuque Yá, Afoxé Ofá Omin, Maracatu Raízes da Tradição e Arafunfun Omanjerê se apresentaram nesta tarde.
A professora Maria Fragoso Santos se surpreendeu com o evento. “O que está acontecendo aqui hoje é uma pequena demonstração do que a nossa cultura é capaz. E é de extrema importância fazer este resgate”, destacou.
Um dos membros do grupo Guerreiro Campeão do Trenado, Cícero Abdias Bonfim, disse que esse tipo de evento serve como uma maneira de ajudar a divulgar a cultura. “Além disso, é uma forma de incentivo aos jovens”, completa.
Apresentações se dividiram em cinco tablados distribuídos pelas ruas do calçadão (Foto: Jonathan Lins/G1)Apresentações se dividiram em cinco tablados distribuídos pelas ruas do calçadão (Foto: Jonathan Lins/G1)
O Giro dos Folguedos é uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM).
Segundo o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, o projeto dá visibilidade aos grupos, não só para os turistas como também para a população em geral. “O projeto é considerado o principal palco dos grupos tradicionais em Maceió. Este ano ele ganha uma programação maior neste mês de agosto, quando comemoramos o Mês das Tradições Populares”.
Apresentações atraíram diversas pessoas que passavam pelas ruas do comércio (Foto: Jonathan Lins/G1)Apresentações atraíram diversas pessoas que passavam pelas ruas do comércio (Foto: Jonathan Lins/G1)
A abertura da programação deste mês começou no sábado (10), quando 30 grupos se apresentaram na orla das praias de Pajuçara e Ponta Verde. Outro Giro dos Folguedos na orla marítima de Maceió está marcado para o próximo dia 24.
Essa é a primeira vez que o projeto estende a programação a bairros localizados na periferia, aonde as apresentações também acontecerão a partir das 15h, em praça pública. No próximo sábado (17) será a vez do Benedito Bentes e Osman Loureiro. No dia 21, o palco volta a ser o Centro da cidade com novos grupos. Para encerrar o mês, dia 31, as exibições acontecerão nos bairros da Ponta Grossa e Jacintinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário