MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Produtor de MG está feliz com o sucesso do cultivo da lavanda


Planta vem se adaptando bem ao clima frio e montanhoso do sul de MG.
Óleo extraído da planta é usado, principalmente, na indústria de cosméticos.

Do Globo Rural

Em meio a tanto verde, a cor roxa se destaca. O nome do lugar não poderia ser outro: Fazenda das Lavandas.
O produtor Fernando Amaral reservou cinco hectares para a produção da planta. Tudo começou em 1998.
A lavanda é uma planta conhecida pelo forte aroma. É cultivada em vários países, como França e Espanha. No Brasil são poucos produtores.
O óleo é extraído das folhas e flores e hoje tudo o que Fernando produz é enviado para a fábrica que ele montou em São Paulo.
Na terra onde cultiva a lavanda, Fernando não usa fertilizantes, nem agrotóxicos. Ele conta apenas com a proteção natural da planta. A lavanda não gosta muito de chuva, dias de sol, com o ar um pouco mais seco, são ideais para o crescimento.
O tempo de desenvolvimento da lavanda é de aproximadamente seis meses. A planta precisa estar com até 60 cm de comprimento, cheia de folhas e flores.
A colheita é manual. Fabiano Branco é um dos responsáveis pelo corte da planta, que precisa ser feito de forma correta para que ela volte a brotar.
Depois da colheita, os ramos vão para uma picadeira. Já cortada, a lavanda vai para o destilador e o calor de uma caldeira ajuda no processo.
Cada 100 quilos da planta produzem um litro de óleo, que serve de base para cremes, sabonetes e fragrâncias. O agricultor Fernando Amaral vende também o óleo da lavanda para farmácias de manipulação.
Fernando conta que pretende expandir o negócio. “O Brasil tem potencial. Nós somos um dos grandes importadores desta matéria-prima, porque não produzir aqui?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário