MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Porto de Salvador mira exportação de frutas

Donaldson Gomes  A TARDE

  • Fernando Amorim | Ag. A TARDE
    Porto de Salvador deve receber quase 6 toneladas de frutas do Vale do São Francisco
O Porto de Salvador deve aumentar em aproximadamente 40% a exportação de frutas pelo Terminal de Contêineres (Tecon) este ano, de acordo com informações da direção da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
A expectativa é que o Tecon mande para o exterior 5,6 mil toneladas de frutas produzidas na região do Vale do São Francisco. No ano passado, foram movimentadas quatro mil toneladas do produto a partir do terminal.
"Este é um sinal importante de que nós revertemos a tendência da fuga de cargas e agora somos atrativos para a movimentação de contêineres. A tendência é que nos tornemos atrativos para movimentar cargas produzidas em outros estados brasileiros", disse o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças.
Ele foi um dos participantes do I Fórum Nordeste de Logística, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil na Bahia (ADVB-BA), a Federação das ADVBs, a RSF Soluções Empresariais e a Duetto Produções.
"É muito importante que nós divulguemos que o Porto de Salvador está muito bem. Nós temos problemas portuários na Bahia? Sem dúvidas, mas estão concentrados no Porto de Aratu, que deverá ser alvo de uma série de investimentos em breve com as licitações de áreas que estão planejadas pelo governo federal", disse Rebouças.
Salto de produção
Segundo o diretor operacional do Tecon, Sérgio Gonçalves, os investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões na ampliação e modernização da área já estão sendo revertidos em significativas melhorias operacionais.
"Em 2000, quando assumimos a área, a movimentação média era de 7,5 contêineres por hora. Ampliamos isso para 38 unidades em 2010 e, após uma série de intervenções, temos a meta de fechar o ano com 55 contêineres por hora", diz Gonçalves.
A movimentação de frutas é apontada por ele como uma das prioridades do Tecon, com a disponibilização de um agendamento para exportações. Segundo ele, a movimentação de cargas refrigeradas, como é o caso dos produtos, é feita em menos de uma hora em 99,8% dos casos em Salvador.
"Nós temos que mostrar o que foi feito e os resultados que podem ser obtidos a partir disso. As pessoas às vezes ficam presas à lembrança de uma situação que não existe mais", afirma.
O presidente do Sindicato dos Transportadores de Contêineres da Bahia, José Rubem Moreira de Souza Filho, diz que os custos para as empresas de transportes caíram em média 25% com as melhorias. "Ainda tem o que fazer, mas melhorou bastante", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário