MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Pentacampeão do rodeio de Barretos se 'aposenta' para ser cantor country


Leandro Baldissera disputa 'sela americana' pela última vez em 2013.
Peão quer seguir carreira musical e abriu show de Fernando & Sorocaba.

Adriano Oliveira Do G1 Ribeirão e Franca
Leandro Baldissera grava primeiro DVD ao vivo em Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)Leandro Baldissera grava primeiro DVD na arena de Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)
Pentacampeão brasileiro em sela americana, modalidade de montaria em cavalos, Leandro Baldissera, de 34 anos, voltou à arena da Festa do Peão de Barretos (SP), onde conquistou os cinco títulos. Dessa vez, entretanto, não só para montar. O peão de Capão Bonito (SP) está se "aposentando" do rodeio para se lançar cantor: ele abriu o show de Fernando & Sorocaba, seus padrinhos musicais, na última quinta-feira (22).
Fazendo o tipo "rapaz tímido do campo", Baldissera conta que ainda está experimentando o "gostinho" da fama. Aliás, o show em Barretos foi o maior que já realizou. Por isso, ele aproveitou a oportunidade para gravar o primeiro DVD. O único CD também é recente, foi lançado em 2012, produzido por Sorocaba. “Cantar em Barretos é mais ou menos como a primeira vez em que eu montei nessa arena. A sensação de adrenalina é a mesma”, diz o peão.
Filho de um importante produtor de soja e gado do Sul paulista, Baldissera foi criado na fazenda, motivo mais do que suficiente para aprender o trato com os animais. Na adolescência, começou a montar cavalos apenas por hobby. Aos poucos, percebeu que era o que mais gostava de fazer e investiu na carreira, apesar da negativa dos pais. “Ninguém quer que seu filho seja peão. Tem que largar tanta coisa que dá dinheiro para se arriscar nos perigos da montaria. Não teve jeito, a paixão falou mais alto”, relembra.
Acontece que o amor pelo violão e pela música também começaram cedo. Aos 9 anos, o "peãozinho" já arriscava as primeiras canções junto com os amigos. Depois, durante a faculdade de agronomia, animava as festinhas universitárias. Foi então que, em uma viagem para os Estados Unidos, conheceu a música country e daí em diante, se aperfeiçoou no estilo.
“Eu canto para falar das minhas histórias nos rodeios, minhas viagens. Eu componho muito e comecei em Barretos. Minhas músicas falam sobre cavalos, rodeios, a vida de montarias. É disso que eu gosto”, afirma Baldissera.
O peão se apresenta no rodeio de Fernandópolis, SP (Foto: Divulgação/Cla Cri Comunicação)Baldissera é pentacampeão brasileiro de sela americana e já participou de rodeios em sete países
(Foto: Divulgação/Cla Cri Comunicação)
Despedida
Acontece que a dualidade peão-cantor não cabe mais na agenda do agrônomo, que também ajuda o pai a administrar os negócios da família. Por isso, Baldissera tomou uma decisão difícil: vai montar em Barretos esse ano e depois se dedicar à carreira artística. Ainda mais agora, que está sendo agenciado pela produtora do cantor Sorocaba.
“Não vou parar com o rodeio. Quero montar até os 50 anos, mas a minha prioridade vai ser a música. Já conquistei todos os títulos que eu sonhava”, afirma o peão, que venceu rodeios em países como Argentina, Uruguai, México, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Angola.
Baldissera diz não se preocupar com o futuro e a incerteza de “estourar” nas paradas de sucesso, já que o mercado da música sertaneja cresce exponencialmente a cada ano. Para o peão-cantor, o importante é manter a mesma humildade que aprendeu no campo. “Sou o primeiro da história que montou e cantou na arena de Barretos. Isso, para mim, já é suficiente. Meus principais sonhos estão realizados.”
Baldissera diz que realizou os dois maiores sonhos: montar e cantar na arena de Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)Baldissera diz que realizou os dois maiores sonhos: montar e cantar na arena de Barretos (Foto: Érico Andrade/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário