MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Paraibano deixa o sertão para chefiar 17 mil funcionários em Teresina


João Claudino chegou à Teresina em 1968 vindo do sertão da Paraíba.
Grupo Claudino conta com 13 empresas e possui 17 mil funcionários.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

Teresina Heade (Foto: Adelmo Paixão/G1)

Ter vocação e fazer tudo com perfeição. Estes são os ingredientes de sucesso do empresário João Claudino Fernandes, um dos empresários de maior destaque em Teresina. Em entrevista ao G1, o paraibano contou como iniciou sua carreira e como ao longo de 55 anos conseguiu expandir seus empreendimentos, tornando-se uma das maiores redes varejistas do Nordeste e com empresas instaladas na região Sudeste do Brasil. Atualmente, o Grupo Claudino conta com 13 empresas e todas as sedes estão instaladas na capital piauiense. São mais de 17 mil pessoas em seu quadro de funcionários.
João Claudino chegou a Teresina em 1968 vindo do sertão da Paraíba. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)João Claudino chegou à Teresina em 1968 vindo do sertão da Paraíba (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
João Claudino, popularmente conhecido como Seu João, chegou à Teresina em 1968, dez anos após a inauguração da primeira loja de tecido da família instalada em Bacabal, no Maranhão. A empresa recebeu nome de Paraíba, em homenagem a seu estado natal. Ao lado do irmão Valdecy Claudino, ele abriu uma filial no Centro de Teresina.

O empresário de 83 anos revela que para ter sucesso empresarial não basta ter vocação, mas saber usar esse dom de forma correta. Seu João afirma que foi através das necessidades geradas na administração do Armazém Paraíba que surgiram as outras empresas do Grupo Claudino.
João Claudino recebe visitantes no escritório localizado na primeira loja do Armazém Paraiba (Foto: Gilcilene Araújo/G1)João Claudino recebe visitantes no escritório
localizado na primeira loja do Armazém Paraiba
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“As pessoas compravam roupas? Confeccionamos roupas para agradá-las. Faltavam móveis para vender nas lojas? Abrimos uma fábrica de móveis. Os clientes queriam comprar colchões? Montamos uma fábrica de colchão. As mercadorias adquiridas para suprir o Armazém vinham da região do Sudeste para o Nordeste, logo, abrimos uma transportadora. Era preciso divulgar o nosso trabalho e a ideia foi criar uma agência de publicidade. Este é o segredo. Saber usar as necessidades para expandir os negócios”, explica João Claudino.
Presente para Teresina
Ele garante que tem controle de todo o patrimônio e acompanha o crescimento de cada empresa. Em 2013, o Armazém Paraíba completa 55 anos de fundação, mas para Seu João, o grande presente para a cidade de Teresina nos seus 161 anos é a ampliação do shopping que leva o nome da cidade.
“O Shopping foi inaugurado em 1997. Demos um salto enorme na economia e na cultura da cidade. Os teresinenses não possuíam um local para lazer e que gerasse muitas oportunidades de emprego. Além de fazer a economia da cidade girar, pois quem vai passear no shopping acaba comprando alguma coisa. E quem vai para fazer compras acabando curtindo uma boa música, fazendo um lanche na praça de alimentação”, cita.
Reinauguração do shopping conta com 100 novas lojas (Foto: Gil Oliveira/ G1)Reinauguração do shopping conta com 100 novas lojas (Foto: Gil Oliveira/ G1)

O processo de ampliação do shopping teve inicio em setembro de 2010  e deve encerrar em dezembro de 2014. A ampliação será feita em duas etapas. No final da ampliação, 410 novas lojas serão instaladas, o que tornará Teresina Shopping o quarto maior shopping do Norte Nordeste. A ampliação vai gerar mais de cinco mil empregos diretos e 23 mil empregos indiretos.

“É algo que nos enche de orgulho. Sonhei que Teresina cresceria, que iria se desenvolver e foi pensando nisso que começamos a construir com esse empreendimento, visando este crescimento. Ele é prova de que nosso povo evoluiu e também pode usufrui o que é bom. O Teresina Shopping é espaço do povo”, disse Claudino.

Expansão das empresas
João Claudino também comemora a expansão da fábrica de bicicletas que pertence ao Grupo Claudino. Com sede em Teresina e um centro de distribuição em Jundiaí, São Paulo, a Houston Bike é comercializada em todo o Brasil.

“Quando começamos a fabricação de bicicletas havia apenas uma empresa de São Paulo no mercado. Hoje somos a segunda no segmento, mas dentro de pouco tempo iremos superá-la”, garante.

A fábrica da empresa em Teresina serviu de cenário para a novela Passione, da Rede  Globo. “Eram mais que imagens da fábrica, a cidade de  Teresina foi apresentada para o povo brasileiro”, diz.

Separação de bens
Em 2013, Valdecy e João Claudino decidiram separar os negócios. Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping.  João ficou com o grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário