MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pais blogueiros dão dicas sobre viagens com crianças na internet


Eles criaram blogs para dividir experiências de viagem com outras famílias.
Do Leste Europeu aos EUA, crianças viajam para longe desde pequenas.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Marcio Nel Cimatti com Vitória; Luciano Beux com Isabella; Alessandro Aires com Rodrigo (Foto: Arquivo pessoal/Marcio Nel Cimatti;Luciano Beux;Alessandro Aires)Marcio Nel Cimatti com Vitória; Luciano Beux com Isabella; Alessandro Aires com Rodrigo (Foto: Arquivo pessoal/Marcio Nel Cimatti;Luciano Beux;Alessandro Aires)
Tudo começou com uma viagem comum em família. O fotógrafo Marcio Nel Cimatti, de 37 anos, resolveu relatar o passeio que fez para um hotel-fazenda no interior de São Paulo com a mulher e a filha bebê no blog de viagem que tinha criado alguns anos antes, quando morava em Amsterdã.
Hoje, após muitas resenhas sobre destinos, resorts e hotéis, Marcio se tornou uma referência na internet em dicas sobre viagens com crianças.
Depois de anos conciliando os posts de A Janela Laranja com trabalhos como fotógrafo e gerente de atendimento de uma agência, ele atualmente se dedica integralmente ao blog.
A filha Vitória, que já completou 4 anos, e a irmã dela de 1 ano, Giovana, são companhia constante em suas aventuras pelo Brasil e no exterior. As meninas conheceram destinos como Estados Unidos, Chile, Florianópolis, Natal e outras praias do Nordeste.
Marcio Nel Cimatti com Vitória no Chile (Foto: Arquivo pessoal/Marcio Nel Cimatti)Marcio Nel Cimatti com Vitória no Chile (Foto:
Arquivo pessoal/Marcio Nel Cimatti)
“É um privilégio vê-las descobrir o mundo, não apenas na sala de aula e nas brincadeiras com os amigos, mas pela própria vivência em ambientes diferentes e pela interação com outras culturas”, diz o blogueiro.
A mulher de Marcio vai com eles nas férias e nos feriados, mas em outras viagens que incluem dias de semana -- geralmente a convite – ele costuma ir sozinho com a mais velha. “Acho que também é uma oportunidade de estar mais próximo dela, sem o fator ‘manha’ que a presença da mãe provoca”, brinca.
No geral, Marcio não acha que o fato de ser um pai viajando sozinho com a filha pequena traga alguma dificuldade extra. “Com certeza eu sou menos organizado com a mala, roupas, remédios, mas com alguma criatividade, tudo se ajeita”, diz.
Com exceção de uma questão: as idas ao banheiro e as trocas de fraldas. Marcio ficou tão incomodado com a ausência de trocadores nos banheiros masculinos que criou uma campanha em seu blog pedindo mais banheiros familiares e fraldários nos sanitários masculinos.
“Depois de sofrer algumas vezes para levar a Vitória em banheiros masculinos imundos ou de não ter trocador para trocar a fralda da Giovana, fiquei indignado e quis reclamar”, explica.
Alessandro com o filho Rodrigo (Foto: Arquivo pessoal/Alessandro Aires)Alessandro com o filho Rodrigo (Foto: Arquivo
pessoal/Alessandro Aires)
Além da Disney
A internet está cheia de blogs sobre viagens com crianças, mas a maioria é de autoria de mulheres – as mães delas.
Morador do Rio de Janeiro, o analista de sistemas Alessandro Aires é uma exceção. Em seu blog, o Wazari, ele inclui várias dicas para pais que viajam com crianças, com base na experiência com seu filho Rodrigo, de oito anos.
“Sempre gostei de planejar detalhes, de pesquisar. Criei o blog para ajudar amigos e outras pessoas a montarem suas viagens. No início o Rodrigo participava de algumas, mas hoje em dia ele vai a tudo”, diz Alessandro.

Cancun, Aruba, Orlando, Canadá, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha são alguns destinos que o menino já conheceu ao lado dos pais.

Alessandro defende que viagens com os filhos podem ser feitas para qualquer destino. “Muita gente acha que viajar com criança é ir só para a Disney, para resorts. Mas se você se programar, vai encontrar museus, zoológicos, aquários e outras atrações para eles em qualquer lugar.”
Luciano troca a fralda da filha Isabella na Alemanha (Foto: Arquivo pessoal/Luciano Beux)Luciano troca a fralda da filha Isabella na Alemanha
(Foto: Arquivo pessoal/Luciano Beux)
Leste Europeu aos sete meses
Morador de Porto Alegre, o servidor público estadual Luciano Beux, de 35 anos,  também é adepto dessa filosofia – e a coloca em prática constantemente com a filha Isabella, de seis anos.

Aos sete meses de vida, a menina foi com o pai e a mãe para uma viagem de 15 dias pelo Leste Europeu, e conheceu cidades como Praga, Budapeste, Bratislava e Viena.

Há pouco mais de um ano, Luciano e a mulher, Andrea, criaram o blog Malas e Panelas, sobre viagem e gastronomia.

“5 razões para levar seu filho a Nova York”, “As vantagens de viajar quando seu filho ainda nem engatinha”, “Altura para brinquedos na Disney” e “O poder da piscina de hotel” são alguns dos temas dos posts escritos pelo casal.
Luciano e a mulher criaram um calendário para envolver Isabella nos preparativos da viagem (Foto: Arquivo pessoal/Luciano Beux)Luciano e a mulher criaram um calendário para
envolver Isabella nos preparativos da viagem
(Foto: Arquivo pessoal/Luciano Beux)
“Tem que estar preparado para viajar com os filhos: pesquisar programas para fazer com eles, respeitar o ritmo da criança e do casal, planejar o que levar. Um dos motivos de termos o blog é para compartilhar essa experiência com outros pais” , diz Luciano.

Para envolver a filha desde a época dos preparativos, ele e Andrea criaram uma brincadeira especial: o calendário de contagem regressiva.

Quando faltam 20 dias para a partida, eles escrevem o número de dias restantes em uma cartolina e, em cada um deles, colam a foto de alguma atração do destino. “Isso diminui a ansiedade e ajuda a ir se familiarizando com o lugar. Quando chegamos aos monumentos, ela já aponta, reconhece, diz: 'Olha, papai, o Big Ben!'”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário