MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Pai do Recife desenvolve aplicativo para ajudar filha com paralisa cerebral


Através de software no tablet, garota consegue dizer o que quer e sente.
Dedicado, Carlos também conseguiu US$ 40 mil para tratamento na China.

Do G1 PE

O analista de sistemas Carlos Edmar Pereira não põe limites em si mesmo quando o assunto é sua filha, Clarinha. Desde quando a mulher dele, Aline, estava grávida, ela já era aguardada com todo o amor que poderia ter. Na hora do parto, no entanto, veio o choque: por causa de um erro médico, a garota teve paralisia cerebral. Para possibilitar que a menina crescesse com menos dificuldade, o analista de sistemas a levou para um tratamento com células-tronco na China, trouxe uma clínica de fisioterapia para o Recife e até criou um aplicativo que facilita a comunicação. A história de Carlos, Aline e Clarinha foi mostrada pela reportagem do NETV 1ª edição deste sábado (10).
Clara é sapeca, comunicativa e muito feliz, mas não consegue falar e perdeu alguns movimentos por causa da paralisia.  Não foi este obstáculo - por maior que fosse - que fez com que Carlos deixasse de lutar pelo bem-estar de toda sua família. "Foi um baque muito grande porque ninguém espera isso. Mas fomos em frente, tivemos momentos de chorar, de sofrer com isso, mas é para isso que se caminha", disse. Desde então, ele busca todas as formas de fazer com que ela se sinta feliz e possa se expressar.
Na internet, Carlos conseguiu apoio de parceiros e arrecadou verba para um tratamento com células-tronco realizado na China. Clara foi a primeira brasileira a se submeter a este tipo de procedimento. "Custou 40 mil dólares. Quando começou a campanha, abri uma conta no nome dela e coloquei só R$ 10, que era tudo o que eu tinha. Mobilizamos até times de futebol", conta o pai. O objetivo alcançado dá orgulho e alegria depois de ver a filha cada vez mais animada. "Foi muito emocionante para a gente conseguir levantar esses recursos, porque não foi fácil", relembra. A mãe, Aline, não poderia estar mais feliz com tanto amor dentro do lar. "Ele vai, realmente corre atrás. É muito bom tê-lo como companheiro".
Depois desse primeiro passo, a filha do casal precisava de um tratamento com fisioterapia. Mais uma vez, não seria tão simples - o procedimento não existia no Brasil. Com esforço, o paizão conseguiu trazer uma clínica para o Recife. "Consegui informações sobre a necessidade, quantas pessoas com deficiência havia, a localização geográfica e conseguimos montar uma clínica de primeiro mundo aqui", explica. Agora, a menina já consegue se mover. O próximo passo foi aprimorar a comunicação de Clarinha, que, apesar de não falar, entende tudo ao seu redor.
Reconhecimento da ONU
O último grande feito de Carlos foi desenvolver um aplicativo que ajuda a garota a dizer o que quer fazer ou o que está sentido. Ela leva o equipamento para a escola e interage com os colegas normalmente. Através do toque no tablet, ela pode escolher o que quer dizer e a voz do aparelho externa seus sentimentos. Durante a reportagem, até quis aprontar uma surpresa que emocionou a todos. "Quero assustar a repórter", avisou o tablet após comando de Clarinha.
O aplicativo, chamado de Livox e desenvolvido pelo pai de Clara, atualmente é utilizado em escolas e hospitais. A invenção está disponivel gratuitamente e ganhou até um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), como melhor aplicativo de inclusão. "O que a gente faz por Clara não é nada demais, é apenas minha obrigação como pai", garante. Carlos viaja em outubro para o Sri Lanka para receber a gratificação da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário