MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Pacientes denunciam falta de remédio especial na Secretaria de Saúde de PE


Medicamento para hipertensão pulmonar não é repassao há sete meses.
Cerca de 1.300 pacientes dependem da substância Iloprost no estado.

Do G1 PE
Pacientes que sofrem de hipertensão pulmonar denunciam a falta de um dos medicamentos usado no tratamento da doença no estoque da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O remédio deveria ser fornecido gratuitamente, mas não é entregue aos doentes há aproximadamente sete meses. A doença rara altera a pressão do sangue que circula entre os pulmões e o coração.
Cerca de 1.300 pacientes sofrem do mal no estado e dependem do medicamento Iloprost. Alguns estão racionando o que ainda têm disponível em casa e entraram na Justiça contra a Secretaria de Saúde. “Eu ganhei a causa e o estado disse que, no momento, não está conseguindo comprar o medicamento, que é muito caro”, relata a empregada doméstica Andréia Barros, acrescentado que a falta tem prejudicado o tratamento.
Pacientes também reclamam do excesso de burocracia. A associação que representa os pacientes da doença já cobrou providências, no entanto não teve resposta. “É todo um processo de avaliação, a gente entra com um processo burocrático, o próprio paciente vai à Secretaria de Saúde e dá entrada. A secretaria nega, aí entramos judicialmente”, explica a presidente da Associação Brasileira de Hipertensão Pulmonar, Rosane Estefano.
A central responsável pela compra dos remédios esclarece que o medicamento está em falta e culpou a dificuldade de compra do produto pelo atraso. Quanto aos medicamentos regulares, a central informou que os estoques já foram reabastecidos. “A secretaria já possui uma licença de licitação emergencial para a aquisição em razão de fracassos anteriores no registro de preços. Hoje temos distribuidora que já está contactada e ela está tentando fazer cumprir a sua entrega”, afirma a superintendente de suprimentos da secretaria, Caroline Romeira.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vem realizando cobranças constantes para regularização da entrega do medicamento Iloprosta. Como o remédio é importado, o pagamento precisa ser feito com antecedência e já foi realizado desde 17 de julho. Porém, até agora, a empresa responsável pela distribuição, vencedora da licitação, vem adiando a entrega do produto. A secretaria ressalta já tomou providências para penalizar a empresa pelo atraso na entrega do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário