MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Na véspera da abertura, movimento é grande no parque da Expointer


Expectativa é que 500 mil pessoas circulem pelo parque até 1º de setembro.
Secretário adjunto de agricultura espera novo recorde de negócios em 2013.

Caetanno Freitas Do G1 RS
Peão dá banho de mangueira em cavalo  (Foto: Caetanno Freitas/G1)Peão dá banho de mangueira em cavalo (Foto: Caetanno Freitas/G1)
A 36ª Expointer, que tem início neste sábado (23), em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, já recebe grande movimento nesta sexta-feira (22), enquanto ainda são montados os estandes no Parque Assis Brasil. Cerca de 95% de toda estrutura está pronta, segundo a organização. A expectativa é de que cerca de 500 mil pessoas passem pelo local até 1º de setembro.
O movimento de animais também é grande. A maioria já chegou ao parque. Um dos principais eventos dentro da feira, o Freio de Ouro, deve atrair cerca de 25 mil apostadores. O prêmio começou nesta quinta (22), com o julgamento de algumas raças, e terá a grande final neste domingo (25).
Público assiste ao julgamento de animais do Freio de Ouro (Foto: Caetanno Freitas/G1)Público assiste ao julgamento das provas do Freio
de Ouro (Foto: Caetanno Freitas/G1)
O secretário adjunto de Agricultura, Claudio Fioreze, espera que a feira supere o recorde de negócios da edição anterior, de R$ 2,1 bilhões. Fioreze acredita que um dos principais destaques seja na área de irrigação.
"Novamente estamos com previsões não muito amigáveis em relação ao clima no final do ano, então a ordem de início da irrigação é agora", declarou.
Apesar da condição climática desfavorável, o secretário adjunto afirma que o clima da Expointer é de celebração, porque a safra 2013/2014 poderá ser a maior da história. "Teremos uma safra histórica, com o maior valor da história do Rio Grande do Sul em termos de renda, e isso é um conjunto que vai ser celebrado na Expointer", declarou.
Ao todo, foram inscritos 5,6 mil animais de argola, o que representa uma baixa de 10% em relação ao ano passado. Os organizadores afirmam que é normal haver uma variação neste número, e consideram os custos dos criadores com transporte de animais e estadia como as principais causas da redução. Entretanto, com os rústicos, foram mais de 7,7 mil animais inscritos.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC), um dos maiores valores obtidos na venda de um animal foi de R$ 11 milhões, em cotas. O cavalo crioulo representa 70% dos negócios da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário