MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de agosto de 2013

Mulheres de Araguatins com mais de 60 anos nunca fizeram mamografia


O município recebeu unidade móvel que realiza exames e consultas.
A carreta vai permanecer em Araguatins por três semanas.

Jesana de Jesus Do G1 TO

Mulheres aguardam agendamento de consultas (Foto: Jesana de Jesus/G1)Mulheres aguardam agendamento de consultas (Foto: Jesana de Jesus/G1)
A população de Araguatins recebeu nesta sexta-feira (16) a carreta "Saúde Cidadã, Saúde da Mulher", uma unidade móvel que vai levar atendimento para as mulheres dos 64 municípios do norte do Tocantins, realizando exames de mamografia, ultrassonografia e exame preventivo de colo do útero. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Tocantins, Siqueira Campos, participaram da entrega da unidade.
Maria Dinorá, de 62 anos, diz que nunca fez mamografia (Foto: Jesana de Jesus/G1)Maria Dinorá, de 62 anos, diz que nunca fez
mamografia (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Antes mesmo de a cerimônia começar, dezenas de mulheres estavam sentadas debaixo de uma tenda em frente à Câmara Municipal de Araguatins (onde aconteceu a cerimônia) esperando pelo agendamento de consultas. Mulheres, na maioria, com mais de 50 anos, que nunca fizeram exames preventivos de câncer, como a dona de casa Maria Dinorá Vieira dos Santos, 62 anos. Ela nunca fez mamografia. Sabe da importância dos exames, mas afirma que para fazê-los, é necessário ir até Augustinópolis. "A gente faz o pedido, o município põe na gaveta e não dá um retorno. É um processo demorado".
Araguatins tem oito unidades básicas de saúde (quatro na zona urbana e quatro na zona rural) e dez médicos atendem cerca de 200 pessoas por dia. A secretária municipal de Saúde, Talita Raquel Ferreira, confirmou que o município não tem estrutura para oferecer os exames, por isso a população precisa ir para Augustinópolis. Ela ainda apontou outro problema, ainda mais grave. "O hospital de Augustinópolis é referência para muitos municípios. Então, nem sempre as pessoas conseguem fazer os exames lá por causa da demanda. Quando isso acontece a população fica sem atendimento".
Maria Izabel diz que população precisa de mais (Foto: Jesana de Jesus/G1)Maria Izabel diz que população precisa de mais
saúde (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Apesar de a mairoia da população considerar um avanço a chegada da unidade na região, algumas pessoas são críticas quando o assunto é saúde. A aposentada Maria Izabel Braga, de 63 anos, disse que a chegada da carreta foi tardia. "Já deveria ter vindo no início do mandato da presidente". O último exame de mamografia que ela fez foi há dois anos. Por causa da demora no sistema público de saúde, Maria Izabel teve que ir a Imperatriz (MA) buscar atendimento. "Aqui demora muito, então tive que fazer em outra cidade e pelo sistema particular". A aposentada disse que a carreta móvel vai ser um benefício, mas a população precisa de mais. "Nós queremos ter acesso gratuito a outros exames, sem demora, sem burocracia e com qualidade."
A carreta vai ficar em Araguatins por três semanas. No dia 6 de outubro, ela segue para Angico. Durante um ano, a unidade vai percorrer as cidades do norte do estado. Cada unidade realiza 50 exames de mamografias, ultrassonografias e preventivo de colo do útero, por dia. Os resultados dos exames ficam prontos dentro de três a quatro dias.
Carreta "Saúde Cidadã, Saúde da Mulher" chega a Araguatins (Foto: Jesana de Jesus/G1)Carreta "Saúde Cidadã, Saúde da Mulher" chega a Araguatins (Foto: Jesana de Jesus/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário