MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Montadora chinesa fará investimento de R$ 250 milhões no RS, diz governo


Anúncio do novo investimento foi feito na tarde desta terça-feira (13).
Empresa e governo fazem assinatura do protocolo de intenções.

Do G1 RS

Caminhões da montadora chinesa foram expostos no Palácio Piratini, em Porto Alegre (Foto: Alina Souza/Palácio Piratini   )Caminhões da montadora chinesa foram expostos no Palácio Piratini (Foto: Alina Souza/Palácio Piratini)
O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, anunciaram nesta terça-feira (13), no Palácio Piratini, um novo investimento econômico no Rio Grande do Sul. A montadora chinesa Foton Aumark investirá R$ 250 milhões na construção de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O vice-presidente da Foton no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, falou sobre investimento da empresa no RS (Foto: Reprodução)Presidente da Foton no país, Luiz Carlos Mendonça
de Barros, falou sobre investimento da empresa no
RS (Foto: Reprodução)
A empresa importará, inicialmente, cerca de 3 mil caminhões, conforme cota estabelecida pelo programa Inovar Auto, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A partir de 2015, os veículos serão produzidos na fábrica em Guaíba, com progressiva nacionalização até atender a exigência de 65%, o que deve ocorrer em 2017.
Tarso exaltou a chegada da montadora chinesa e disse que a fábrica será o "impulso" que o Rio Grande do Sul necessitava. "Este projeto chega num momento muito importante para o estado. Precisávamos de uma fábrica desta natureza. O Rio Grande do Sul é um dos estados que tem puxado a economia nacional. Trazendo esta empresa chinesa, sabemos que ela nos dará o impulso que estávamos precisando. O estado sabe acolher muito bem este tipo de iniciativa e o governo dará todo o apoio necessário para o sucesso do empreendimento", afirmou o governador.
O presidente da Foton Aumark no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, explicou as atividades da empresa chinesa e se disse feliz pelo sucesso das negociações. "A Foton é uma montadora de caminhões. Ela não produz praticamente nenhuma peça. Ela compra de terceiros. Nós temos agora este contrato de 12 anos com o governo. Eu acho que é um momento importante porque as negociações foram muito duras, mas nós conseguimos condições de competitividade por aqui", disse.
Os modelos a serem fabricados no estado terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas, com capacidade de produção anual de 21 mil unidades ao ano. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais.
A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África. A fábrica da Foton deverá ser construída entre 2013 e 2015 e será instalada em um terreno de 150 hectares. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015 e deve ocupar cerca de 300 trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário