MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Médicos cubanos atuam em 58 países, afirma Padilha

Francisco Carlos de Assis | Agência Estado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a defender na tarde deste sábado, em São Paulo, a legalidade das contratações de médicos cubanos por meio do Programa Mais Médicos. "O contrato que a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) - braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) - mantém com os médicos de Cuba é praticado em 58 outros países", disse o ministro.
Padilha, que se reuniu na tarde deste sábado com blogueiros da área da saúde, já havia feito a mesma defesa do Programa Mais Médicos no período da manhã em Brasília antes de embarcar para São Paulo. De acordo com o titular da pasta da Saúde, o contrato firmado entre o Ministério e a Opas é mais uma segurança para as ações de saúde em concordância com as legislações brasileiras e internacionais.
Ainda segundo o ministro, o Programa Mais Médicos não resolve todos os problemas de saúde do Brasil, mas colocará os profissionais nas regiões do País onde há carência destes especialistas. "Quem disser que o Mais Médicos resolve todos os problemas se engana", ressaltou Padilha. A entrevista aos blogueiros ocorreu no mesmo dia em que parte dos 4 mil médicos cubanos chegou ao Brasil. Os profissionais entraram no País em um avião que fez escala em Recife e que deve chegar a Brasília no começo da noite.
O ministro refutou algumas críticas feitas ao programa, entre as quais a de que os médicos estrangeiros enfrentarão dificuldades em desempenhar suas atividades por não falarem o português. "Eu trabalhei por anos entre os índios, salvei muitas vidas e nunca aprendi a falar sequer uma palavra indígena", disse o ministro. "Eu falo isso porque às vezes se levantam obstáculos que não fazem sentido", disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário