MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Manifestantes fecham garagem e população fica sem ônibus em Ilhéus


De acordo com superintendente, grupo tentou incendiar coletivo na Bahia.
Manifestantes pedem redução do valor da passagem, que é de R$ 2,30.

Lílian Marques Do G1 BA

Os ônibus urbanos de Ilhéus, cidade no sul da Bahia, não circularam nesta terça-feira (20). De acordo com Elieser Santos Ribeiro, susperintendente de trânsito e transporte do município, um grupo que protesta a favor da redução do valor da passagem de ônibus tentou fechar uma das principais vias de Ilhéus, a ponte do Pontal, e depois tentou incendiar um ônibus, por volta das 5h.
O grupo também pede auditoria nas planilhas do transporte público de Ilhéus.
Segundo o superintendente, sem sucesso, os manifestantes seguiram para a garagem de uma das empresas de ônibus e impediram a saída dos coletivos. Por medida de segurança, os veículos da outra empresa que presta serviço de transporte urbano em Ilhéus também deixaram de circular. A cidade está sem transporte coletivo nesta terça-feira. Cidadãos que não têm carro, precisaram andar a pé.
Até por volta das 11h30, de acordo com Elieser Santos, não havia ônibus urbano em Ilhéus e o grupo de estudantes permanecia na porta de uma das garagens. Integrantes do mesmo grupo ocupam uma área da prefeitura há pouco mais de um mês.
Segundo o superintendente, a passagem de ônibus custa R$ 2,30 em Ilhéus e não houve reajuste em 2013. Ele afirmou ainda que o pedido dos estudantes é analisado diretamente pela prefeitura da cidade. O G1 tentou contato com o grupo de manifestantes, mas não obteve sucesso.
Elieser Santos informou que a frota de ônibus em Ilhéus é de 120 veículos, que transporta cerca de 100 mil passageiros diariamente.
Em nota, a prefeitura de Ilhéus afirma que o prefeito Jabes Ribeiro se reuniu com os manifestantes, antes do protesto desta terça-feira, e se "comprometeu a realizar uma auditoria nas planilhas de custos apresentadas pelas empresas de transportes, para avaliar a justeza ou não do valor das tarifas que estão sendo cobradas" na cidade.
Ainda em nota, o prefeito afirma que vai manter o diálogo com os manifestantes e que criou, após reunião com representantes do grupo e da sociedade civil organizada, uma comissão para discutir a questão das tarifas e para acompanhar o trabalho da auditoria. Segundo a prefeitura, até o momento, apenas o Movimento Reúne Ilhéus, responsável pela manifestação desta terça, não indicou representantes para a comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário