MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de agosto de 2013

Manifestantes acampam em frente à casa do prefeito Eduardo Paes, no Rio


Grupo levou barracas e mantimentos para passar a noite no local.
Protesto é contra remoções realizadas pela prefeitura.

Isabela Marinho Do G1 Rio

Manifestantes chegam à residência do prefeito Eduardo Paes, no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)Manifestantes chegam à residência do prefeito Eduardo Paes, no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)
Após quase uma hora de caminhada, cerca de 200 pessoas que protestam contra as remoções no Rio para as Olimpíadas de 2016 chegaram à residência do prefeito Eduardo Paes na Estrada da Gávea Pequena, na tarde deste sábado (17). Equipada com barracas de acampamento, tendas e mantimentos, parte do grupo pretende fazer uma vigília na porta do prefeito, a exemplo do que aconteceu na casa do governador Sérgio Cabral, no Leblon, na Zona Sul do Rio.
Manifestantes acampam em frente à casa do prefeito (Foto: Isabela Marinho/G1)Manifestantes acampam em frente à casa do
prefeito (Foto: Isabela Marinho/G1)
"Nós trouxemos mantimentos, uma lona para nos ajudar se chover e estamos preparando atividades culturais para o encerramento da vigília que será amanhã [domingo], às 9h", disse Clara Silveira, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Segundo ela, o grupo pretende se revezar durante a vigília.
O protesto, chamado de "Remove Paes", é contra as remoções realizadas pela prefeitura em razão das Olimpíadas de 2016. A concentração foi  numa praça próximo ao Colégio Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista, Zona Norte do Rio.
Em um carro de som, um representante do grupo anunciou que pretende fazer uma vigília na porta da casa do prefeito. "Trouxemos material para fazer uma fogueirinha e bastante casaco. Ninguém aqui tem medo de frio, todo mundo tem disposição para lutar", disse o representante no microfone.
Uma manifestante que não quis se identificar conversou com os comandantes do 6º BPM (Tijuca) e do 23º BPM (Leblon) sobre a situação dos integrantes do protesto. "Deixei claro que esta é uma manifestação com pessoas idosas, com crianças e bebês que têm saúde frágil. Disse também que um ofício sobre este protesto foi enviado à Prefeitura do Rio e que nós temos autorização para estar aqui. E, por último,  que se o critério para a utilização da força policial for o uso de máscaras, aqui não tem ninguém mascarado", disse ela.

Os manifestantes seguiram pacificamente até a casa do prefeito e assim permaneceram durante a ocupação até as 18h.
PM cerca a casa do prefeito Eduardo Paes (Foto: Isabela Marinho/G1)PM cerca a casa do prefeito Eduardo Paes
(Foto: Isabela Marinho/G1)
Contra remoções
Maria do Socorro, da comissão da comunidade da Indiana, na Tijuca, Zona Norte, teve uma reunião com o prefeito na quinta-feira (7). Segundo ela, Paes prometeu ir até a comunidade nesta segunda-feira (19).
"Falei com o prefeito que ele tem que ir lá dizer que não vai remover a Indiana. Ele falou isso para mim no gabinete dele e agora quero que fale para todo mundo. É uma briga enorme lá. Tem 120 pessoas querendo sair e 500 querendo ficar. Indiana não é comunidade de alto risco. Não temos que ser removidos de lá", disse Maria do Socorro.
Ronaldo Bastos, de 54 anos, foi retirado de Tubiacanga. "Já fui removido três vezes. Morei nas Flecheiras,  quando veio a construção do aeroporto velho. Fomos mandados para Itacolumi até resolverem ampliar o aeroporto e nos remover para Tubiacanga, onde já tinha uma colônia de pescadores. Agora fomos informados de que seríamos removidos para construir a segunda pista do aeroporto", disse Ronaldo.
Moradores do Horto, na Zona Sul do Rio, e integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia do Brasil participam do protesto.
Policiais militares e agentes da CET-Rio estão no local para fazer a segurança e controlar o trânsito na região.
Passeata segue em direção à casa do prefeito Eduardo Paes (Foto: Isabela Marinho)Passeata segue em direção à casa do prefeito Eduardo Paes (Foto: Isabela Marinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário