MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais de cem alunos com deficiência auditiva estão sem aulas em Maceió


Mães procuram Defensoria Pública para cobrar intérpretes.
Problema deve ser resolvido até a próxima semana, garante Estado.

Michelle Farias Do G1 AL

Mães procuraram a defensoria pública para resolver situação dos filhos sem aula. (Foto: Michelle Farias)Mães procuraram a defensoria pública para resolver
situação dos filhos sem aula. (Foto: Michelle Farias)
Alunos com deficiência auditiva que estudam nas escolas estaduais Edson Bernardes e Tavares Bastos, em Maceió, estão sem poder acompanhar as aulas por falta de intérpretes. São 102 crianças nesta situação. Preocupadas com a aprendizagem dos filhos, uma comissão formada por 20 mães estive na Defensoria Pública para buscar uma solução.
Na escola Edson Bernardes estudam 12 alunos surdos. As mães denunciam que desde o início do ano letivo, em maio, eles não conseguem acompanhar as aulas. "Minha filha só esta indo para a escola para não ficar sozinha em casa, sem ter o que fazer. Mas sem o intérprete, ela não consegue aprender", diz Lúcia Santos de Araújo.
Na sala do filho de Cristiana de Moraes Santos estudam 10 alunos com deficiência auditiva. Ela diz que há 20 dias esses alunos estão sem acompanhar o conteúdo das aulas. "Ele só está desenhando. Ele não quer mais frequentar as aulas sem intérprete porque não consegue acompanhar nada", afirma.
  •  
Defensor público Ricardo Melro diz que é inadmissível o estado deixar esses alunos sem aula. (Foto: Michelle Farias)Defensor público diz que é inadmissível o estado
deixar alunos sem aula. (Foto: Michelle Farias)
O defensor público Ricardo Melro diz que é inadmissível o estado não fornecer esses profissionais que são indispensáveis no aprendizado desses alunos.
"O estado tem sete dias para tomar uma providência, caso contrário, irei instaurar uma medida tutelar de urgência para que os responsáveis respondam na Justiça por esse crime de omissão", reforça o defensor.
A Secretaria de Estado da Educação e Esporte de Alagoas, por meio da assessoria de comunicação, informou que já está fazendo um levantamento de monitores da reserva técnica para repor esses intérpretes e até a próxima segunda-feira (26) o problema já deve ter sido resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário