MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Lenda viva da Festa de Barretos, Zé Capeta perde 'berrante de estimação'


Berranteiro deixou instrumento no ônibus que o levava à Festa do Peão.
Ele tenta recuperar a peça que o acompanhava há 58 anos pelo país.

João Pitombeira Do G1 Ribeirão e Franca

Zé Capeta conta que esqueceu berrante de estimação dentro do ônibus (Foto: João Pitombeira/G1)Zé Capeta conta que esqueceu berrante de estimação dentro do ônibus (Foto: João Pitombeira/G1)
Personagem folclórico na Festa do Peão de Barretos (SP), o berranteiro goiano José Bento Tavares Neto, de 70 anos, passou os onze dias do evento ofuscado. Zé Capeta, como é mais conhecido, esqueceu o principal instrumento de trabalho dentro do ônibus que o levava de Goiânia para o interior de São Paulo. O berrante, com detalhes em prata, o acompanhava há 58 anos.
“Estou muito abalado. É como se fosse parte da família, um filho mesmo. Não sei o que fazer. Sem meu berrante, não sou o mesmo", lamenta. O berranteiro contou que desceu em Ribeirão Preto (SP) - parada final do ônibus - e pegou um táxi com destino à Barretos. No meio do caminho, percebeu que estava sem o instrumento e retornou ao Terminal Rodoviário de Ribeirão. Era tarde demais.
Zé Capeta chegou a procurar a empresa de transporte, mas foi informado de que ninguém devolveu o instrumento no guichê. O motorista chegou a relatar que viu um homem vestindo um terno, saindo do veículo com a peça nas mãos. O passageiro não foi identificado. "Não sei mais o que fazer", diz.
Zé Capeta ganhou 5 berrantes novos, mas quer recuperar o que possuía há 58 anos (Foto: João Pitombeira/G1)Zé Capeta ganhou 5 berrantes novos, mas quer
recuperar o que possuía há 58 anos
(Foto: João Pitombeira/G1)
O berranteiro tornou-se reconhecido nacionalmente após interpretar a própria história na novela Ana Raia e Zé Trovão, na década de 1990, na extinta Rede Manchete. De lá para cá, atuou em outras sete novelas e dois filmes. Também foi peão e participou de rodeios em Barretos. Aposentado das montarias há 20 anos, passou a ganhar a vida com apresentações em festas do peão.
Solidariedade
A notícia sobre o sumiço do berrante de Zé Capeta comoveu fabricantes e amigos, que doaram cinco instrumentos novos ao ex-peão. Foi com um deles, aliás, que o berranteiro participou do concurso de berranteiros na "Queima do Alho", na Festa do Peão de Barretos. O desempenho, porém, não foi o mesmo que nos anos anteriores, quando chegou a receber o título de "rei dos berranteiros brasileiros."
"Fico feliz por saber que tanta gente gosta de mim, mas nenhum desses berrantes será como o meu. Eu tentei usar, mas, sem treinar antes, não é a mesma coisa", afirma Zé Capeta, que também recebeu centenas de mensagens de solidariedade na página que mantém no Facebook.
Sem notícias do berrante há mais de uma semana, Zé Capeta já cogita premiar quem der qualquer notícia que o leve até o "precioso instrumento." Até a Polícia Federal foi informada sobre o caso. "Não é pelo valor material, mas pelo que representa na vida dele", disse a filha do berranteiro, Maria José Bento Ferreira.
O berranteiro até tentou, mas novos berrantes não trouxeram sorte à Zé Capeta no concurso "Queima do Alho" (Foto: João Pitombeira/G1)O berranteiro até tentou, mas novos berrantes não trouxeram sorte à Zé Capeta no concurso "Queima do Alho" (Foto: João Pitombeira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário