MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ketchup Heinz já teve lote suspenso em Goiás por conter pelos de ratos


Irregularidade foi detectada no estado em março deste ano, diz Vigilância.
Anvisa determinou proibição de outro lote no país pelos mesmos indícios.

Mariana Lenharo* Do G1, em São Paulo

Ketchup Heinz (Foto: Reprodução)Ketchup Heinz (Foto: Reprodução)
O ketchup Heinz já teve a comercialização de um lote suspensa em Goiás, em março deste ano, quando testes laboratoriais detectaram a presença de pelos de ratos no produto. O motivo foi o mesmo que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir, por meio de uma resolução publicada terça-feira (20), a distribuição e comercialização em todo o país do lote 2K04 do ketchup da marca.
Esse lote suspenso nacionalmente tem validade até janeiro de 2014 e foi fabricado no México. Solicitada pela Superintendência de Vigilância em Saúde do estado (Suvisa), a medida tomada em Goiás referiu-se ao lote 2C31, com validade em julho de 2013.
Na ocasião, o produto analisado foi coletado pelo órgão na cidade de Nerópolis, no centro do estado, onde fica sediada uma fábrica da empresa. Depois que testes em laboratório oficial detectaram a irregularidade, o produto foi retirado do mercado. “Na análise que fizemos aqui, percebemos que o ketchup estava em desacordo com as normas. Existia a presença de fragmentos de roedores", disse o gerente de Vigilância Sanitária de produtos da Suvisa-GO, Sander Antônio Pereira da Silva.
"Mas, avaliando tecnicamente o processo produtivo, que inclui processos térmicos suficientes para inativar vírus e bactérias que poderiam ocasionar doenças, constatamos que não há relatos, em literatura e na vigilância, de que esse desvio de qualidade possa ocasionar eventos adversos”, completou o gerente.
Mais casos
No início deste ano, testes laboratoriais encomendados pela Proteste Associação de Consumidores também detectaram irregularidades semelhantes no lote 2C30.
O caso mais recente veio à tona na semana passada, quando a Vigilância Sanitária de São Paulo determinou a interdição do lote 2K04 com base em laudos que apontaram a presença de pelos de roedores no produto. A Anvisa, então, acompanhou a medida e determinou a interdição do lote em todo o país.
Em nota divulgada na segunda-feira (19), a Heinz Brasil afirmou que os lotes 2C30 e 2K04, importados do México em 2012, não estão mais em circulação no mercado. “A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para identificar alguma suposta desconformidade nesses lotes específicos”, diz o comunicado da empresa.

* colaborou Fernanda Borges, do G1 GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário