MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

João Pessoa tem menor percentual de realização de mamografia


Ranking mostra o desempenho das capitais brasileiras.
Mulheres não procuram o serviço, diz Secretaria de Saúde.

Do G1 PB

João Pessoa é a capital com menor percentual de mulheres que fizeram mamografia nos últimos dois anos, revela a mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta terça-feira (27). De acordo com a pesquisa, 61% das mulheres da capital entre 50 e 69 anos passaram pelo exame. Em Curitiba, capital com melhor desempenho, esse número foi de 90%.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de João Pessa oferece mais mamografias do que é procurado. De acordo com o órgão, são oferecidos cada vez mais exames, mas a população feminina não tem procurado o serviço. Por isso, a SMS tem analisado estratégias para chegar a essas mulheres nos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde. Quando as mulheres procuram esses lugares para tratar de outros problemas, são instigadas a realizar o exame, conforme explicou a assessoria.
Outros números
Os dados também revelam que 51% dos pessoenses adultos está acima do peso, número igual à média nacional. O problema é maior entre os homens: 55% deles pesa mais do que deveria contra 47% das mulheres com o mesmo quadro. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esta é a primeira vez que o índice de sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira. Quando trata de adultos obesos, a concentração chega a 21%, superior à média nacional de 17,1%.

O levantamento corresponde a dados coletados em 2013 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Em João Pessoa, os números também revelam que 22% das mulheres não realizou o exame chave na identificação do câncer de cólo de útero, o papa nicolau.

Em relação ao uso de bebidas alcoólicas, no entanto, João Pessoa teve a 8ª menor concentração de adultos que fizeram uso abusivo nos 30 dias anteriores à pesquisa, com 17%, e apenas 7% dos entrevistados confessaram dirigir depois de beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário