MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Itália luta para conseguir 'Mona Lisa' emprestada com a França


País quer expor a obra por um mês para evento comemorativo.
Esforços para conseguir o empréstimo vêm sendo feitos desde 2011.

Da EFE

A obra 'A Gioconda',  também conhecida como 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci (Foto:  The Art Archive / Musée du Louvre Paris / Alfredo Dagli Orti/ AFP)A obra 'A Gioconda', também conhecida como
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci Foto: The Art
Archive/ Musée du Louvre Paris / Alfredo Dagli
Orti/ AFP)
A Itália pediu que a França lhe empreste durante algumas semanas a obra do gênio italiano Leonardo da Vinci, “A Gioconda”, exposta no Museu do Louvre de Paris, para comemorar o centenário da descoberta da pintura em Florença, em 1913, após ela ter sido roubada dois anos antes.
Desde 2011 a Itália se mobiliza sem sucesso para obter o empréstimo da "Mona Lisa", colhendo assinaturas e enviando cartas ao Ministro da Cultura francês e ao diretor do Louvre.
O Comitê para a Valorização dos Bens Culturais da Itália, que realiza estudos sobre o quadro, escreveu agora pela segunda vez ao governo francês para sensibilizá-lo sobre o empréstimo.
"Reiteramos que já é hora de trazer de volta a Mona Lisa à Itália, ao menos por um mês. Como italiano, me sinto no dever de instar as autoridades francesas para uma reunião para explicar as razões de uma empréstimo que também serviria de reparação aos roubos de obras de arte por parte de Napoleão”, disse o presidente do Comité, Silvano Vinceti.
"A Gioconda", o retrato mais famoso da história e talvez o quadro mais conhecido da pintura ocidental, foi adquirido pelo rei Francisco I da França no início do século 16 e desde então é propriedade do Estado francês.
O quadro foi roubado do Louvre em 1911 e só apareceu novamente em 1913, em Florença, sua terra natal, 400 anos depois de ser pintada e sem que muitas incógnitas sobre seu desaparecimento tenham sido desvendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário