MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Investimento em reforma e conservação do imóvel eleva em até 30% o valor de aluguel

Joana Lopo
A TARDE
Na hora de alugar ou vender um imóvel, a realização de uma reforma, e até decoração, pode fazer enorme diferença no valor final da negociação. Segundo a conselheira do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-BA) Neuza Marques, uma unidade reparada e mobiliada eleva o aluguel em até 30%.
Já para a venda, a valorização vai depender do investimento feito na unidade. De acordo com Neuza, se forem investidos 5% do valor do imóvel em reforma, a valorização pode chegar até 15% no valor final. Por exemplo: quem investir R$ 15 mil na reparação da casa, esse valor se transformará em R$ 45 mil no valor final do bem.
"Para ambos os casos, seja para venda ou locação, além de a reforma agregar mais valor ao imóvel, o processo de negociação torna-se mais rápido, o que é importante no momento que estamos vivenciando: o  mercado com muita oferta, seja para venda ou para aluguel. Então, vale a pena dar manutenção no imóvel, sempre", conclui a conselheira, que  também é sócia da NNova Imobiliária.
Decoração - É incontestável que um imóvel bem conservado cause melhor impressão para quem vai comprar ou alugar. Mas, quando o assunto é decoração, há quem prefira fazer a própria.
Assim ocorreu com o casal Vinícius Correia, 23, e Camilla Bittencourt, 23, que alugou um imóvel no bairro da Pituba. Conforme Vinicius, o fator que contribuiu para a escolha do apartamento foi que a unidade estava bem conservada, pintada, mas completamente vazia.
"Não queríamos móveis ou outros objetos de decoração, pois preferimos fazer nossa própria arrumação, para a casa ficar mais parecida com a gente, com o nosso gosto", conta ele.
Da mesma forma que uma propriedade em bom estado de conservação garante bons negócios e incremento no preço, tanto de aluguel quanto de venda, o contrário é também verdadeiro.
De acordo com o presidente  do sindicato da habitação (Secovi-BA), Kelsor Fernandes, qualquer imóvel em mau estado de preservação influencia no seu valor final.
"Um imóvel estragado, com pisos danificados e sem uma boa pintura perde o seu valor de mercado e dificulta a negociação. Além disso, é preciso também uma manutenção geral na elétrica e hidráulica do imóvel", completa Fernandes.
Por isso, o presidente da Secovi aconselha para quem quer vender ou alugar, que, no mínimo, se o imóvel for antigo, seja feita uma "boa repaginada" dos sanitários, na cozinha, nos pisos, além da pintura, que nesse último caso ele diz ser melhor optar por cores claras, preferencialmente o branco.
Normalmente esses reparos e reformas são feitos em imóveis antigos, que já foram habitados, pois em lançamentos ou unidades em que nunca passou um morador, geralmente são entregues, inclusive, apenas com os pisos das áreas molhadas, ou seja, área de serviço, cozinha, banheiro e varanda.
Mobiliário - O mobiliário também influencia positivamente na valorização de imóveis, no entanto, a personalização desses móveis pode atrapalhar o processo de aluguel ou venda, já que a unidade não deve refletir o gosto do antigo morador.
Nesses casos, conforme o corretor João Leal, é melhor colocar armários básicos, de cores neutras, na cozinha, banheiro e área de serviço, de preferência os que são embutidos.
"Quanto mais básico, melhor. Quem compra ou aluga quer objetos e móveis que tenham funcionalidade, porque a decoração é muito particular, cada um faz a sua conforme o gosto pessoal", afirma Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário