MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Índios protestam contra a demora nas propostas para o fim de conflitos


Integrantes de nove comunidades de MS fizeram passeata nesta terça-feira.
Cacique diz que se nao houver definição, terena agirão por conta própria.

Do G1 MS

Índios caminharam até área limite de demarcação.  (Foto: Yarima Mecchi / G1 MS)Índios caminharam até área limite de demarcação. (Foto: Yarima Mecchi / G1 MS)
Indígenas de nove comunidades de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, protestaram em uma passeata na tarde desta sexta-feira (6) contra a demora no anúncio das soluções do governo para acabar com os conflitos por terras em Mato Grosso do Sul. Uma comissão com representantes de diversos órgãos formada para propor formas de resolver o problema deve apresentar nesta quarta-feira (7) um relatório com o resultado dos trabalhos.

O cacique Argeu Reginaldo afirma que, caso as propostas não sejam apresentadas, os índios vão agir por conta própria. “Venceu ontem o prazo final, se não demarcar a nossa terra, nós temos ferramentos e vamos demarcar com as nossas próprias mãos”, afirmou.
Indígenas afirmam que vão demarcar terras por conta própria.  (Foto: Yarima Mecchi / G1 MS)Indígenas afirmam que vão demarcar terras por
conta própria. (Foto: Yarima Mecchi / G1 MS)
Não é descartada pelos indígenas a hipótese de ocupar novamente as áreas que eles reivindicam.  “Nós vamos voltar paras as áreas porque o governo determinou que até dia 5 agosto teria uma definição. Isso foi ontem, nós não tivemos nenhuma resposta, então está aqui o povo ansioso em ouvir uma resposta positiva em nosso favor”, ressaltou.

De acordo com o coordenador regional da Funai, Jorge das Neves, três lideranças indígenas, sendo um terena, um kadiwéu e um guarany, foram para Brasília (DF) para acompanhar a reunião nesta quarta-feira (7), em que as propostas serão anunciadas.

As soluções estão em um relatório feito por representantes do governo do estado, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União (AGU), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), produtores rurais e índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário