MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Harley-Davidson revela linha 2014 com motor mais moderno


Nova refrigeração mista de líquido e ar deixou motos mais fortes.
Modelos ganharam inédito sistema multimídia touchscreen.

Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

Harley-Davidson Elctra Glide Ultra Limited (Foto: Divulgação)Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited tem inédito motor "Twin-Cooled" (Foto: Divulgação)
No ano em que completa seus 110 anos de história, a Harley-Davidson revelou sua linha 2014 de motos, nos Estados Unidos, com importantes mudanças na linha touring. Entre as principais novidades, está inédito motor com misto de refrigeração a líquido e a ar, chamado de "Twin-Cooled High Output Twin Cam 103", com 1.690 cilindradas. A marca também alterou o visual da proteção dianteira, a tradicional "asa de morcego".
Restrita aos modelos Ultra Limited e Tri Glide, a refrigeração combinada traz, além de melhorias de desempenho, mais conforto ao motociclista, ou seja, as motos vão esquentar menos.
Além das duas, Road King, Street Glide, Street Glide Special, Electra Glide Ultra Classic, CVO Ultra Limited e CVO Road King são os destaques da atualização da linha, trabalho batizado de "Projeto Rushmore", que trouxe 8 motos com melhor desempenho aos freios, melhorias na ergonomia e alterações no visual.

De acordo com a marca, o Twin-Cooled oferece 10,7% mais torque que a versão básica do mesmo motor, sem esta tecnologia.

Até então, apenas a linha V-Rod possuía motores com este tipo de tecnologia, mas no caso de Muscle e Night Rod trata-se de outro motor e sistema. Os modelos V-Rod sempre foram considerados "fora do ninho" pelos clientes da H-D, pelas diferenças tecnológicas e de estilo. Assim, a novidade do "Twin-Cooled" é trazer este tipo de refrigeração à linha clássica da H-D.
A empresa chama o sistema de "refrigeração líquida de precisão" na qual o arrefecimento ocorre nos cabeçotes.
Apesar de não trazer esta tecnologia, os outros modelos da linha touring foram equipados com versão atualizada do motor, mantendo a refrigeração somente a ar forçado, mas com melhorias. O "High Output Twin Cam 103" foi otimizado em relação ao "Twin Cam 103" básico, trazendo 5% mais força.
Sistema multimídia da linha 2014 da H-D (Foto: Divulgação)Sistema multimídia da linha 2014 da H-D
(Foto: Divulgação)
Interatividade melhorada
A marca também empregou, pela primeira vez, um sistema multimídia com dispositivo touchscreen e com reconhecimento de voz. Entre os sistemas oferecidos, estão rádio, GPS e Bluetooth.
Outra novidade da "geração Rushmore" é a inserção do sistema de embreagem hidráulica que traz melhor funcionamento e maior vida útil para o elemento, explica a empresa. Os freios, além de possuírem ABS, também foram melhorados nas touring da H-D e passaram a contar com sistema distribui eletronicamente a força entre os eixos.
De acordo com a H-D, o sistema combinado é ativado após o veículo passar dos 30 km/h. O dispositivo é de série em Street Glide Special, Electra Glide Ultra Classic e Ultra Limited. Na Road King e Street Glide são opcionais.
Harley-Davidson Street Glide (Foto: Divulgação)Harley-Davidson Street Glide (Foto: Divulgação)
O conjunto óptico das motos recebeu novidades, como sistema de iluminação com LED, encontrado de série em Electra Glide Ultra Classic, Ultra Limited, e Tri Glide Ultra Harley-Davidson. Road King, Street Glide e Street Glide Special ganharam também novo farol duplo com luzes de halogênio.
Para completar, toda linha touring passou por atualização em suas suspensões, incluindo amortecedores com maior diâmetro na dianteira. Passando de 43,1 mm para 49 mm, um aumento de 14%.
Nova "asa de morcego"
Característica emblemática de sua linha touring, a proteção dianteira recebeu as principais alterações visuais da linha 2014. Segundo a fabricante, as alterações trouxeram modernidade, mas sem perder a essência das motos H-D. O novo desenho gera menos "turbulência" na cabeça do usuário e duas entradas de ar foram feitas logo abaixo da bolha.
Mais novidades
Além das estradeiras touring, que foram os modelos que passaram por atualizações mais profundas, outras famílias ganharam novidades. Entre as CVO, linha de motos de série limitada e acabamento especial da H-D, uma espécia de "customização de fábrica" empregada pela empresa, foi marcada pela chegada da CVO Softail Deluxe.
Já os cinco modelo Sportster passam a contar com freios ABS, além de receberem novos comandos no guidão e componentes de freio. A já mencionada Street Glide Special também faz sua estreia, como uma opção mais top da Street Glide. Na linha Dark Custom, a Fat Bob teve o visual revitalizado.
  •  
Harley-Davidson CVO Softail Deluxe (Foto: Divulgação)Harley-Davidson CVO Softail Deluxe (Foto: Divulgação)
Harley-Davidson Fat Bob 2014 (Foto: Divulgação)Harley-Davidson Fat Bob 2014 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário