MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Grupo fará cavalgada de 140 km para homenagear amigos mortos na Kiss


Tragédia de Santa Maria completa sete meses na terça-feira (27).
Grupo de 40 pessoas irá de São Gabriel até a cidade a cavalo.

Luiza Carneiro Do G1 RS

 
A dias do início dos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul, um grupo de São Gabriel buscou na paixão pelas tradições gaúchas uma maneira de homenagear dois amigos que estavam entre as 242 vítimas da boate Kiss. Nesta sexta-feira (23), eles iniciam uma cavalgada de 140 km até Santa Maria. A ideia é se juntar às famílias das vítimas nos atos da próxima terça-feira (27), quando a tragédia completa sete meses.
Octacílio (foto) e o primo Heitor morreram na tragédia e serão homenageados por amigos (Foto: Arquivo Pessoal/G1)Octacílio (foto) e o primo Heitor morreram na
tragédia e serão homenageados por amigos
(Foto: Arquivo Pessoal/G1)
O grupo será formado por 40 cavalarianos, entre amigos e conhecidos de Octacílio e Heitor Gonçalves, primos que morreram no incêndio na casa noturna. A chegada dos cavalarianos faz parte da programação da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que marcará a data.
“Queremos dar apoio às famílias que perderam parentes. Mostrar que não são só eles que sofrem, eles não estão sozinhos”, explicou ao G1 João Bento Pereira, amigo dos primos Octacílio e Heitor. Quatro sobreviventes também participarão da cavalgada.
Durante o trajeto de 140 km, o grupo fará paradas estratégicas. Uma delas será na estância de Hugo Gonçalves, pai de um dos mortos na casa noturna. A ideia é cavalgar 30 km por dia, contando com uma estrutura de apoio. A expectativa é chegar a Santa Maria na segunda-feira (26) e dormir na Estância do Minuano. No dia seguinte, pais de vítimas se reunirão aos cavaleiros e juntos passarão pelas principais ruas da cidade em protesto. A cavalgada terminará em frente à boate, às 11h.
De acordo com a AVTSM, um ato ecumênico crioulo ocorrerá logo em seguida, às 13h, no Altar Monumento do Parque da Medianeira. Tradicionalmente, outro ato ecumênico também está marcado para as 19h na Igreja Episcopal Anglicana (rua Rio Branco), assim como o chamado barulhaço.
Octacílio era natural de São Gabriel e estudava zootecnia na UFSM.  Já o primeiro Heitor estudava administração de empresas na UFSM.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados. Dois proprietários da casa noturna e dois integrantes da banda foram presos nos dias seguintes à tragédia, mas a Justiça concedeu liberdade provisória aos quatro em 29 de maio.
Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Nenhum comentário:

Postar um comentário