MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Governo soluciona conflito por terras entre índios e fazendeiros de MS


Depois de quase três meses, governo apresentou solução.
Acordo foi firmado entre Ministério da Justiça e os envolvidos.

Do Globo Rural

A reunião foi no Ministério da Justiça.
Durante quatro horas, a comissão discutiu as alternativas que foram levantadas nos quatro últimos encontros. O Conselho Nacional de Justiça chegou a apresentar seis soluções para o conflito.
A decisão foi unânime: o Governo Federal vai comprar as terras em Mato Grosso do Sul para assentar famílias que estão cadastradas no Incra. Em contrapartida, o estado vai usar esse dinheiro para indenizar os fazendeiros da área de conflito em Sidrolândia.
Para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, este foi um passo importante para a pacificação na região.
Pelo acordo, os produtores também devem receber pelas benfeitorias das propriedades. “Á medida que a gente constrói uma diretriz que tem uma posição firme do governo no caminho de buscar uma solução sim, os produtores enxergam uma saída, coisa que ainda não existia”, diz Eduardo Correia Riedel, presidente da Famasul, Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Os índios esperam que o processo para a aquisição da terra seja rápido. Na terça-feira (13), uma comissão vai à Mato Grosso do Sul avaliar as questões jurídicas e técnicas para a compra das terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário