MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governo prorroga até 10 de setembro tarifa zero para importação de trigo


Nesta data, diz governo, começa a colheita da safra brasileira.
Sem prorrogação, tarifa zero valeria somente até o fim de agosto.

Do G1, em Brasília

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que foi publicada nesta terça-feira (27), no "Diário Oficial da União", a resolução da Camex que estende até 10 de setembro a tarifa zero para importação, de países que não integram o Mercosul, do trigo - utilizado, entre outros, na fabricação do pão francês. Sem a prorrogação, a tarifa zero terminaria no fim de agosto. Normalmente, a tarifa cobrada é de 10%.
A partir de 10 de setembro, informou o governo brasileiro, terá início a safra brasileira. "Além disso, a cota de dois milhões de toneladas foi ampliada em 300 mil toneladas. A medida foi adotada para não prejudicar o abastecimento do mercado doméstico, em função da quebra da safra na Argentina, nosso principal fornecedor externo", informou o Ministério do Desenvolvimento.
A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), também levou em conta, segundo o governo, a "alta do preço do trigo no mercado internacional e os possíveis efeitos sobre a inflação". A redução de Imposto de Importação para o trigo está em vigor desde 1° de abril deste ano, acrescentou o MDIC.
A série de restrições impostas recentemente pelo governo argentino à exportação de trigo levou representantes de moinhos brasileiros a procurar produtores paraguaios. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a redução no volume de trigo argentino para exportação se deve à adoção de alíquotas diferenciadas – mais altas para o trigo em grão e menores para a farinha e a mistura de trigo -, à limitação da cota para a venda do produto a outros países em 4 milhões de toneladas e a recente suspensão dos embarques. Em 2012, somente o Brasil importou dos argentinos mais de 5 milhões de toneladas do grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário