MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Governo de SC comemora inclusão de Sinotruk em programa de inovação


Empresa fabricante de caminhões deve se instalar em Lages, na Serra. Documento foi assinado quarta (21) e etapa é fundamental para instalação.

Do G1 SC

A empresa Sinotruk, fabricante chinesa de caminhões, foi habilitada no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), etapa fundamental para continuidade do projeto que prevê a instalação da montadora em Lages, na serra catarinense. O documento foi assinado na quarta-feira (21), pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e a assinatura foi comemorada pelo governo catarinense. A unidade de Lages será a primeira fábrica da Sinotruk fora da China.
A unidade catarinense da Sinotruk será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282. Um terreno com cerca de 150 hectares foi adquirido como parte de um acordo de cooperação técnico institucional firmado entre a SC Par, Secretaria da Fazenda e Prefeitura de Lages, para a implantação do polo. Com a medida, a empresa terá direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos produzidos no Brasil.
“Estamos lutando há bastante tempo para esse projeto. E os últimos obstáculos foram superados. Agora é questão de assinar o contrato e iniciar as obras. É uma grande notícia para toda Santa Catarina, em especial para a Região Serrana. É a realização de um sonho, vamos gerar emprego e trazer tecnologia em um setor que nós ainda não temos”, comemora o governador Raimundo Colombo.
"A Sinotruk estabelecida em Santa Catarina reafirma a disposição do governo de incentivar e priorizar uma das indústrias mais estratégicas, que é a indústria automotiva, uma atividade que gera um movimento econômico muito grande, com desenvolvimento de tecnologia e agregação de valor. É uma cadeia produtiva essencial e Santa Catarina estava fora desse mercado. Com a Sinotruk, a BMW e a GM, entramos definitivamente neste circuito”, acrescenta o presidente da SCPar, Paulo da Costa, lembrando dos investimentos do setor no Norte do Estado.
Segundo o presidente da SCPar, Paulo da Costa, o cronograma atual prevê o início das obras em 2014. Os trabalhos devem durar um ano, com o primeiro caminhão sendo fabricado em janeiro de 2015. Durante um semestre, o trabalho na fábrica será em caráter de testes, com os caminhões fabricados em Lages passando a abastecer o mercado a partir do segundo semestre de 2015.
O investimento para construção da fábrica catarinense é da ordem de R$ 300 milhões. A unidade vai gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores. Terá capacidade inicial para produzir cerca de 5 mil caminhões por ano, número que aumentará para 8 mil veículos por ano após os três primeiros anos de operação. Em um primeiro momento, os veículos serão produzidos com material importado da China, mas a proposta é chegar ao fim do terceiro ano de operações com até 65% das peças nacionalizadas. De um caminhão Sinotruk, apenas vidros e pneus não são de fabricação própria da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário