MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Gaviões reduzem risco de colisões com aves no Aeroporto de Joinville


Animais da espécie asa de telha trabalham na captura de quero-queros.
Somente este ano, foram registradas mais de 30 ocorrências de choques.

Do G1 SC

O uso de gaviões treinados para capturar aves que causavam problemas no Aeroporto de Joinville, no Norte de Santa Catarina, começa a dar resultados. Em alguns dias de trabalho, os gaviões da espécie asa de telha conseguiram reduzir pela metade o número de pássaros quero-queros que ameaçam pousos e decolagens na pista (veja vídeo).
O Aeroporto de Joinville é o terceiro do país em número de ocorrências de colisões envolvendo aviões e pássaros, o que podem causar acidentes graves. Somente este ano, foram registrados mais de 30 ocorrências de choques.
75 quero-queros já foram capturados (Foto: Reprodução/RBS TV)75 quero-queros já foram capturados
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Três gaviões foram trazidos do Rio de Janeiro, onde eles são reproduzidos em cativeiro. Até agora, 75 quero-queros foram capturados. A Direção do Aeroporto acredita que 150 pássaros da espécie vivam em torno do local.
As aves capturadas foram soltas em uma área do município de Campo Alegre, a cerca de 60 km da pista. Embora ainda haja em torno de 75 aves na região, o risco de colisões com as aeronaves é bem menor, já que o trabalho também afasta os pássaros da pista principal. A ação tem a aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário