MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Festival do Queijo produz unidade com mais de uma tonelada no CE


Queijo gigante foi produzido com leite doado pelos produtores da região.
Quem comeu, garante que sabor e textura ficaram ótimos.

Do Globo Rural

O leite mantém a economia de Quixeramobim, município do sertão cearense a 215 quilômetros de Fortaleza.
Só em uma propriedade são 1,5 mil litros de leite por dia na zona rural do município. Mesmo com redução de 20% por causa da seca, a produção leiteira garante o sustento de Eliezer Almeida há mais de 10 anos.
Quixeramobim todos os dias alcança uma média de 100 mil litros de leite. Boa parte fica nas indústrias de laticínio do município, outra segue para as que ficam na região metropolitana de Fortaleza. O ciclo gera cinco mil empregos diretos e indiretos e é responsável pela movimentação de R$ 120 milhões por ano, 30% do PIB da cidade.
O leite produzido em Quixeramobim também tem feito o município se destacar por uma curiosidade. Há sete anos, os moradores podem degustar o queijo tipo coalho e o detalhe é que desde a primeira vez que foi feito, o tamanho só aumenta. Agora, o queijo alcançou mais de uma tonelada.
O queijo gigante foi produzido com leite doado pelos produtores da região e o resultado foi obtido pela mistura de 12 mil litros de leite, 24 quilos de sal e seis quilos de coalhina, um tipo de fermento.
Quem comeu, garante que é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário