MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Festival de lagostas oferece 'orgia gastronômica' em Tiradentes


Mais de 120 unidades do pescado foram servidas neste sábado.
Tiradentes recebe o Festival Cultura e Gastronomia até setembro.

Cíntia Paes Do G1 MG, em Tiradentes

Uma orgia gastronômica. Assim definiu o empresário Sérgio Rezende o festival de lagostas, servido neste sábado (24) em Tiradentes. A cidade histórica de Minas Gerais sedia o Festival Cultura e Gastronomia até 1º de setembro. Cerca de 35 mil pessoas são esperadas em dois finais de semana de evento.
Lagostas e camarões grelhados com salada e legumes (Foto: Cíntia Paes/G1)Lagostas e camarões grelhados com salada e legumes (Foto: Cíntia Paes/G1)
Em uma das pousadas mais tradicionais e conhecidas de Tiradentes, cerca de 100 pessoas tiveram um banquete de lagostas e camarões grelhados, acompanhados de salada e legumes salteados em manteiga de amêndoas.
Chef Rodrigo Zafire comandou o almoço das lagostas grelhadas em Tiradentes (Foto: Cíntia Paes/G1)Chef Rodrigo Zafire comandou o almoço das lagostas
grelhadas em Tiradentes (Foto: Cíntia Paes/G1)
Parece muito refinado, mas o chef Rodrigo Zafire garante que o destaque do evento está na simplicidade. “A gente vê muitos jantares com muita pompa, quando, às vezes, as pessoas nem curtem tanto a comida. O objetivo principal é o cliente estar satisfeito, e comer bem”, resumiu Zazá, como é chamado pelos amigos.
Sérgio Rezende, acompanhado de mais três amigas, todos de Belo Horizonte, comparou o cardápio aos pratos servidos em países banhados pelo mar Mediterrâneo. “A lagosta estava fresquinha. Parece que você está na Espanha, ou em qualquer país no Mediterrâneo, na Itália, na Grécia. Hoje foi uma orgia gastronômica”, elogiou.
No público do evento, hóspedes da pousada Pequena Tiradentes, que buscam sempre um bom serviço. E esta exigência é encontrada em boa parte das pessoas que estão em Tiradentes. Qualquer prato que for servido e não estiver adequado, com boa apresentação, temperatura e sabor, é rejeitado imediatamente, mesmo que seja barato.
Amigos se reuniram no almoço deste sábado em Tiradentes (Foto: Cíntia Paes/G1)Amigos se reuniram no almoço deste sábado em Tiradentes
(Foto: Cíntia Paes/G1)
Para o festival, as lagostas saíram da Bahia e chegaram frescas para o almoço. Ostras também foram servidas. Silvana Pereira Rocha, personal trainer, resumiu em uma palavra o almoço deste sábado: “espetacular”, disse.  A bancária Lisa Viggili também elogiou a forma de preparo da lagosta, servida na brasa nas mesas. “A ideia do Zazá de fazer a lagosta assim, na brasa, surpreendeu mesmo todas as expectativas.
Segundo Vanilce Barbosa, proprietária da pousada, pela primeira vez foi servido um almoço com lagostas em grande escala. Foram mais de 120 unidades assadas na brasa, além dos 40 quilos de camarões que as acompanharam. Para harmonizar, foi oferecido aos comensais espumante e prosecco rosé, bebida mais leve, mas com um sabor interessante para combinar com o grelhado.
O empresário Cristiano Rocco está na cidade pela primeira vez durante o Festival Cultura e Gastronomia. “Tiradentes é uma cidade requintada, mas que mantém as tradições de Minas intactas. Então, é uma mescla perfeita entre o simples e o sofisticado”, resume.
Festival Cultura e Gastronomia
Começa nesta sexta-feira (23) a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, na cidade histórica de Minas Gerais. Cerca de 35 mil visitantes são esperados em dez dias de eventos. São palestras, cursos, estandes, festins, shows e atrações culturais variadas que compõem o festival. Ao todo, 40 restaurantes participam do circuito.
Neste ano, a busca por novos sabores na culinária brasileira é o tema de festins, debates, palestras e cursos. Para isso, chefs renomados de várias partes do país estão na cidade, para promover a divulgação de ingredientes regionais e enriquecer a gastronomia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário