MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Festival de Cinema de Gramado repete fórmula que deu certo em 2012


Evento começa nesta sexta (9) com menos glamour e mais foco nos filmes.
'Flores Raras', de Bruno Barreto, abre festival com romance entre mulheres.

Márcio Luiz Do G1 RS

Festival de Cinema de Gramado (Foto: Edison Vara/PressPhoto Divulgação)Rua coberta já recebeu o tapete vermelho para as estrelas (Foto: Edison Vara/PressPhoto Divulgação)
Depois de passar por uma crise que chegou a ameaçar sua continuidade, o Festival de Cinema de Gramado repete em 2013 uma fórmula que parece ter dado certo no ano passado, com menos badalação e uma seleção de filmes capaz de agradar tanto ao público quanto à crítica. O evento na serra gaúcha começa nesta sexta-feira (9) e vai até 17 de agosto.
Os curadores da emblemática 40ª edição foram mantidos, junto com a proposta do festival em valorizar mais os filmes em exibição e menos as celebridades no tapete vermelho. A seleção dos concorrentes ficou mais uma vez a cargo do jornalista Marcos Santuario, do crítico Rubens Ewald Filho e do ator José Wilker, trio cujo trabalho foi elogiado em 2012.
Flores Raras filme (Foto: Globo Filmes/Divulgação)Glória Pieres e Miranda Otto estrelam 'Flores
Raras', filme de abertura do Festival de
Gramado (Foto: Globo Filmes/Divulgação)
Os chamados filmes “de arte” e as produções “comerciais” foram praticamente cortados da programação. “Os filmes escolhidos se enquadram nesse novo perfil do Festival de Gramado. É um cinema que dialoga com o público e com a crítica, ágil e prazeroso, que dá um panorama da produção cinematográfica brasileira e latino-americana contemporânea”, resume Santuario.
Este ano, foram inscritos 117 filmes na categoria longas brasileiros e 50 em longas estrangeiros, dos quais foram selecionados oito nacionais e seis internacionais. Segundo os curadores, a qualidade e a diversidade dos filmes inscritos em 2013 foi tanta que uma mostra paralela, com produções que ficaram de fora da competição, mas merecem ser vistas, deve ser realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
O filme escolhido para a abertura do festival, fora da competição, foi “Flores Raras”, do diretor Bruno Barreto (“Dona Flor e Seus Dois Maridos”). Com estreia comercial marcada para 16 de agosto no Brasil, o longa, baseado em fatos reais, retrata a passagem da escritora norte-americana Elizabeth Bishop pelo Rio de Janeiro, nos anos 50 e 60, e seu romance com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares.
Tatuagem filme Irandhir Santos (Foto: Flavio Gusmão/Divulgação)Irandhir Santos é atração em 'Tatuagem'
(Foto: Flavio Gusmão/Divulgação)
Na pele da poeta vencedora do Prêmio Pulitzer, a atriz australiana Miranda Otto, de “Guerra dos Mundos” e “Senhor dos Anéis”, protagoniza cenas quentes com Glória Pires, que será a homenageada da noite com o troféu Oscarito. A escolha não foi causal: já exibido no Festival de Berlim, “Flores Raras” é uma produção de repercussão internacional, assim como “360”, de Fernando Meirelles, que abriu a última edição do festival.
Um romance homossexual também é o centro narrativo de “Tatuagem”, que compete na categoria de longas brasileiros. A estreia em longa-metragem de ficção do pernambucano Hilton Lacerda (roteirista de “Amarelo Manga” e “A Festa da Menina Morta”) é ambientado em 1978, durante a ditadura militar, e traz Irandhir Santos no papel de um poeta e agitador cultural que se apaixona por um jovem soldado.
Outros quatro filmes inéditos também serão exibidos na competição de longas-metragens nacional: os paulistanos “Os Amigos”, de Lina Chamie, e “A Bruta Flor do Querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, além de “Até que a Sbórnia nos Separe”, do gaúcho Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., e “Revelando Sebastião Salgado”, documentário da carioca Betse de Paula sobre o mais prestigiado fotógrafo brasileiro.
Ate Que a Sbornia nos Separe filme Gramado (Foto: Divulgação)'Ate Que a Sbornia...' leva Tangos e Tragédias
dos palcos para as telas(Foto: Divulgação)
Terceiro longa de animação de Otto Guerra (“Rock & Hudson” e “Wood & Stock”), “Até que a Sbórnia nos Separe” tem grandes chances de cair no gosto do público gaúcho ao levar para a tela do cinema as aventuras dos personagens Kraunus e Pletskaya e seus criadores, Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky. A animação é baseada no espetáculo teatral e musical “Tangos e Tragédias”, há mais de 20 anos em cartaz.
A lista de concorrentes nacionais é completada por outros três filmes já exibidos em outros festivais, mas ainda inéditos no Rio Grande do Sul, como exige o regulamento: os cariocas “Primeiro dia de Um Ano Qualquer”, do veterano e premiado diretor e dramaturgo Domingos Oliveira, e “Éden”, de Bruno Safadi, além do baiano “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal.
O Brasil e o Rio Grande do Sul também estão representados na mostra estrangeira. Coprodução entre Brasil e Argentina, “A Oeste do Fim do Mundo” foi dirigido pelo gaúcho Paulo Nascimento e tem como protagonista o ator uruguaio César Troncoso, já premiado em gramado, junto com o filme, por “O Banheiro do Papa”.
A Oeste do Fim do Mundo filme Gramado (Foto: Divulgação)Dirigido por gaúcho, 'A Oeste do Fim do
Mundo' concorre na categoria de longas
estrangeiros (Foto: Divulgação)
O Uruguai também marca presença com o documentário “El Padre de Gardel”, de Ricardo Casas, coproduzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Já o documentário português “Repare Bem”, da atriz e diretora Maria de Medeiros, conta a história da brasileira Denise Crispim, ex-guerrilheira e viúva do militante político Eduardo Leite “Bacuri”.
O sempre presente cinema argentino será representado por “Puerta de Hierro – El Exilio de Perón”, obra que repassa momentos importantes da história política do país vividos dentro da residência na Espanha onde morou o ex-presidente argentino, e “Venimos de Muy Lejos”, misto de  documentário e ficção sobre a chegada de imigrantes à Argentina. O colômbiano “Cazando Luciérnagas” fecha a lista.
Todos os concorrentes
Longa-metragem brasileiro
A Bruta Flor do Querer (2013) - SP
A Coleção Invisível (2012) - BA
Até Que a Sbórnia nos Separe (2013) - RS
Éden (2013) - RJ
Os Amigos (2013) - SP
Primeiro Dia de Um Ano Qualquer (2012) - RJ
Revelando Sebastião Salgado (2012) - RJ
Tatuagem (2013) - PE
Longa-metragem estrangeiro
A Oeste do Fim do Mundo (2013) - Argentina/Brasil (coprodução)
Cazando Luciérnagas (2013) - Colômbia
El Padre de Gardel (2013) - Uruguai
Puerta de Hierro – El Exilio de Perón (2012) - Argentina
Repare Bem (2012) - Portugal
Venimos de Muy Lejos (2012) - Argentina

Curta-metragem brasileiro
A Navalha do Avô (2013) - SP
A Voz do Poço (2013) - SP
Acalanto (2013) - MA
Arapuca (2012) - SP
Arremate (2012) - BA
Carregadores de Monte Serrat (2012) - SP
Colostro (2013) - SP
Faroeste: Um Autêntico Western (2013) - GO
Merda! (2013) - MG
O Matador de Bagé (2012) - RS
Os Filmes Estão Vivos (2013) - RS
Os Irmãos Mai (2013) - SP
Pouco Mais de Um Mês (2013) - MG
Sanã (2013) - MG
Simulacrum Praecipiti (2013) - SP
Tomou Café e Esperou (2013) - RS

Curtas gaúchos
Armada (2012)
A Princesa (2013)
As Memórias do Vovô (2013)
Catalogárgula (2013)
Codinome Beija-Flor (2012)
Contrato de Amor (2012)
Ed (2013)
Entrevista (2012)
Férias (2012)
Kassandra (2012)
L’anime (2012)
Logo Ali ao Sul (2013)
Notícias Tuas (2013)
O Boneco de Neve (2013)
O Matador de Bagé (2012)
Os Filmes Estão Vivos (2013)
Roda Gigante (2012)
Tomou Café e Esperou (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário