MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Feira tem máscara de óleo de argan e DVD com penteados para animais


Pet Rio Vet apresenta novidades em produtos e serviços para os bichos.
Em 2012, mercado pet faturou R$ 14,2 bi, 16,4% a mais que em 2011.

Lilian Quaino Do G1, no Rio

Duda sendo penteada pela dona, a esteticista canina Simone Garotti (Foto: Lilian Quaino/G1)Duda sendo penteada pela dona, a esteticista canina Simone Garotti (Foto: Lilian Quaino/G1)
Educada, simpática, calma e linda, Duda recebia carinhos enquanto se preparava para ser uma das atrações da segunda edição da Pet Rio Vet, feira de produtos e serviços do mercado pet que acontece até quinta-feira (22) no Rio de Janeiro.
Simone Garotti, esteticista canina da Pet Groom, marca de produtos de beleza para cães e gatos, penteava sua Duda, uma lhasa apso de 7 anos, e a enfeitava com presilhas delicadas que valorizam seu pelo claro. A marca lançou na feira o primeiro DVD de penteados para cães.  No segmento beleza, ainda há as máscaras de hidratação com óleo de argan para proteger a pelagem do calor do secador e muitas roupinhas e enfeites.
A feira, que acontece pela segunda vez no Rio, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, reúne expositores de todo o país, mostrando as novidades de um mercado que em 2012 faturou R$ 14,2 bilhões, 16,4% mais que no ano anterior, de acordo com Ligia Amorim, da  NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento, em parceria com a LK Eventos. A Pet Rio Vet vai até quinta-feira (22).
Segundo Ligia, o Rio é segundo maior mercado, depois de São Paulo, por isso a ideia de fazer uma feira na cidade. A de 2012 atraiu mais de 3 mil visitantes, mais do que a organização esperava.
“O Brasil é um ótimo mercado. A população de animais domésticos chega a 100 milhões e apenas a metade tem acesso a cuidados veterinários e a produtos especializados como rações, medicamentos e itens de higiene. É nesse vácuo que o mercado pretende crescer”, disse ela.
Segundo Ligia, o crescimento da renda das famílias possibilitou a oportunidade para que elas pudessem oferecer a seus animais cuidados mais adequados. Por outro lado, com o aumento da demanda, esses produtos passaram a ter preços mais em conta.
“Foi uma combinação feliz”, disse.
Carlos Ferreira e Vanessa  Cinti, da Seropec, são distribuidores de alimentos e suprimentos para aves e peixes e, nos 13 anos do negócio, marcam um crescimento de 15% ao ano. Eles distribuem os produtos para mil pets no Rio, na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense.
Carlos ressaltou o crescimento do interesse do público pelos peixes ornamentais, em especial, pelo peixe Betta. Entre as aves, a calopsita continua sendo a preferida.
Ligia Amorim confirmou o crescente interesse pelos peixes, tanto que, há duas semanas, esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, para oferecer a colaboração na divulgação do promissor mercado dos peixes ornamentais.
"O Brasil é um fabuloso produtor de peixes ornamentais. Em viagens, já vi em países asiáticos peixes ornamentais brasileiros sendo vendidos a US$ 5 mil. Com regulamentação e divulgação, é um ótimo mercado”, disse Ligia.
Segundo a gerente comercial da Metal Vet Móveis Veterinários, o mercado pet viveu seu boom nos anos 2000, quando sua empresa crescia 60% ao ano. Hoje, o crescimento é menor, mas permanente, explicou.
Manequins mostram o que há de novo na moda canina (Foto: Lilian Quaino/G1)Manequins mostram o que há de novo na moda
canina (Foto: Lilian Quaino/G1)
Salários atraentes
Com cinco anos de existência no Rio de Janeiro, o curso de banho e tosa da UniPet  vê o número de alunos crescer a cada ano – a cada semana uma nova turma é formada com 15 a 20 alunos. Na feira, tosadores demonstraram suas técnicas. Um dos modelos que teve seu pelo tosado foi o golden retriever Fiel.

Ari da Silva Rodrigues, instrutor de banho do curso, afirma que os salários no setor são atraentes e o mercado sempre pede bons profissionais.
“Os alunos já saem do curso com emprego. Um bom profissional de banho e tosa ganha pelo menos R$ 2.500 ao mês”, explica Ari.
Ele disse que outro curso que tem tido a procura aumentada é o de auxiliar veterinário.
“É um profissional que está faltando nas clínicas”, disse.
Moda para humanos e  pets
A cabeleireira de Belo Horizonte (MG) Valéria Mussy agora se divide entre o salão e o ateliê de costura, produzindo para sua grife Tamanduá Listrado jalecos, aventais e toucas e bandanas para veterinários e enfermeiros, sempre com estampas de animais.
“A filha do meu namorado é veterinária e me pediu para produzir esses modelos. Fiz uns quatro, os colegas dela viram e começaram as encomendas”, disse ela, explicando que já vendeu aventais e bandanas até para chefs de cozinha.
Ela expôs pela primeira vez em 2012, em Belo Horizonte, e vendeu 40% das 300 peças que levou. Para ela, foi um sucesso.
“Belo Horizonte é um mercado difícil. Os mineiros são desconfiados. Se eu vendi quase metade do que levei lá, aqui no Rio vai ser muito melhor”, disse ela.

Fernanda Beltrame, da Flor de Prata, uma designer apaixonada por animais, levou para a feira sua coleção de bijuterias e semijoias para humanos amantes dos bichos. São cordões e gargantilhas, pulseiras e anéis estampando cães, gatos e patinhas.
Cristiane Souza, dona da Luxo Pet, decidiu investir na diferença: sua moda cão é de alto luxo: vestidos de noiva, de madrinha, ternos. E mobília luxuosa também, como sofás e divãs em padrões zebrados e de oncinha.
Moda temática para quem trabalha com os bichos: batas, jalecos, aventais, toucas (Foto: Lilian Quaino/G1)Moda temática para quem trabalha com os bichos: batas, jalecos, aventais, toucas (Foto: Lilian Quaino/G1)

Um comentário:

  1. Olá gostaria de conhecer a loja de vocês,
    onde fica ?? sou do rio de janeiro.
    me respondam, ppet.show@hotmail.com

    ResponderExcluir