MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Fazendas centenárias e cânions atraem visitantes no alto do Araguaia


Propriedade mais antiga de Santa Rita do Araguaia era centro comercial.
Trecho pedregoso foi causado por queda de meteorito, diz pesquisador.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O programa Força do Araguaia mostra fazendas que guardam histórias sobre a ocupação às margens do rio. No caminho até elas, o viajante encontra curiosidades, como os cânions, que, de acordo com pesquisadores, foram formados pela queda de um meteorito.
Na fazenda mais antiga de Santa Rita do Araguaia, o visitante tem a sensação de voltar no tempo, com igrejinha no meio do campo e casarões antigos, tudo bem conservado. Há mais de 100 anos, ela servia como uma espécie de centro comercial para os moradores da região.
Na época, não existia uma cidade nas proximidades. O centro comercial funcionava em um prédio que a família conserva até hoje. Lá se vendia praticamente de tudo.
Sal e açúcar vinham de Buenos Aires, na Argentina. Boa parte da viagem era feita em carro de boi. Pelo caminho, o viajante da época passava por uma ponte de madeira, uma das mais antigas do Araguaia e conservada até os dias de hoje.

A ponte liga Goiás ao estado de Mato Grosso. É a porta de entrada para o município de Ponte Branca.
Fazenda em Santa Rita do Araguaia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Fazenda mais antiga de Santa Rita do Araguaia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Nessa região, o visitante encontra um Araguaia totalmente diferente da paisagem de praias pelo qual o rio ficou conhecido. A água de coloração azulada corre entre cânions.
Paredões retorcidos dos dois. Camadas e camadas de rochas. Águas profundas que ultrapassam os 100 metros de profundidade. Esse ponto do Araguaia é procurado por praticantes de esportes radicais como o rafting.
Alto do Rio Araguaia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cânions na região do Alto do Rio Araguaia
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Também é procurado por pessoas como a estudante Kaliana da Silva Pereira, de 17 anos. “É a primeira vez que estou pescando. Peguei um mandi”, diz a jovem. A presença de aves como o Martin pescador mostram que a pescaria na região é farta.

É nessa região que fica o ponto considerado um dos mais estreitos do Rio Araguaia. Os moradores da região dizem que é onde os goianos e os matogrossenses estão mais próximos.

No trecho pedregoso, um fato chamou a atenção dos pesquisadores. Quem observa no mapa vê que, de repente, o rio sofre um forte desvio. É como se ele fosse impedido de continuar seu curso.
Os pesquisadores descobriram que o Araguaia muda de rota por causa da queda de um meteorito na região, há 240 milhões de anos.
“Esse meteorito provocou deformações na topografia que a gente pode observar a olho nu.  A formação geológica que existe aqui foi totalmente deformada pelo impacto”, explica o pesquisador Ruy Ojeda.
Cânions na região do Alto do Rio Araguaia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Pesquisadores dizem que queda de meteorito mudou topografia do local (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário