MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Falta de funcionários deixa leitos ociosos no Hospital de Clínicas do PR


Dos 547 leitos, 76 não são utilizados por falta de servidores contratados.
Hospital culpa acordo feito em 1985, mas sindicato quer mais concursos.

Do G1 PR

A falta de profissionais no Hospital de Clínicas (HC) do Paraná faz com que, dos 547 leitos disponíveis, 76 não sejam utilizados. Enquanto a diretoria do hospital, que é o maior público do estado, afirma que o problema é reflexo de um acordo de redução de carga horária de funcionários concursados, o sindicato da categoria diz que o HC deveria realizar mais concursos.
Mesmo com espaço sobrando, o tempo médio de espera de um paciente que sai do pronto atendimento para conseguir um leito chega a oito dias, segundo o próprio hospital. A UTI adulto-cirúrgica, reformada há dois anos, nunca recebeu pacientes, e a UTI neonatal, que poderia atender 45 bebês em estado grave, só recebe 25 por vez. Dos 60 setores do HC, 21 deles têm pelo menos um leito fechado por falta de funcionários.
Segundo o diretor do HC, Flávio Tomasic, isso ocorre pela falta de suporte de enfermagem. “Essa redução de leitos a gente faz por segurança. A gente não pode manter todos os leitos abertos com um numero x a menos de colaboradores, principalmente na área de enfermagem. Isso colocaria em risco o padrão de atendimento aos pacientes”, sustenta.
Acordo
Segundo a direção do HC, o problema está em um acordo feito em 1985 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que mantém o hospital, com alguns funcionários concursados. Eles tiveram a carga horária reduzida de 40 para 30 horas semanais. Segundo o HC, isso resulta em 25% de perda de mão de obra, já que dois mil funcionários se enquadram neste acordo.
Em contrapartida, a presidente do sindicato da categoria (Sinditest), Carla Cobalchini, defende que o acordo não é a principal causa da ociosidade dos leitos. “A jornada de 30 horas, que seriam 6 horas ininterruptas, equivalem a um regime de trabalho de 40 horas. Nada do que esta sendo feito é ilegal, e, pelo contrario, está sendo feito justamente para ampliar esse atendimento à população”, afirma. Para o Sinditest, o HC deveria abrir concursos e chamar mais servidores para preencher as vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário