MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de agosto de 2013

Exposição 'Relíquias do Mundo' traz peças raras e históricas em Londrina


Mostra traz objetos e fotos ligados a música, esportes, ciência e cinema.
Exposição entrou em cartaz no dia 1º deste mês e segue até o dia 31.

Rodrigo Saviani Do G1 PR, em Londrina

Bandeira utilizada por soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Cezar Liviero/Divulgação/Relíquias do Mundo)Bandeira utilizada por soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Cezar Liviero/Divulgação/Relíquias do Mundo)
A Mostra “Relíquias do Mundo”, em cartaz em Londrina, no norte do Paraná, desde o início de agosto, promete um passeio pela história mundial, através de objetos e fotos da música, esportes, ciência e cinema. Ao todo, a exposição conta com cerca de 70 peças raras ligadas à história, que vão desde o ingresso do que seria o próximo show de Elvis Presley até  pedaços de meteoritos e o jogo de xadrez do filme Star Trek. Uma bandeira usada por soldados japoneses na Segunda Guerra Mundial também faz parte da Mostra, que segue na cidade até o dia 31 de agosto.
Segundo o curador da Mostra, João Muniz Júnior, todos os objetos possuem registro de autenticidade. Eles foram adquiridos a partir de 2005, diretamente com empresas que emitem certificados nos Estados Unidos.
“Nosso objetivo aqui é levar emoção. O impacto de ver um objeto tocado por um grande nome, ou uma peça que fez parte de momentos importantes da história mundial é o grande atrativo dessa exposição”, afirma o curador. O acervo completo conta com 110 peças, mas nem todas puderam ser levadas a Londrina.
  •  
Guitarra autografada pelos quatro membros do The Beatles é uma das atrações da mostra (Foto: Divulgação/Relíquias do Mundo)Guitarra autografada pelos quatro membros do The Beatles é uma das atrações da mostra (Foto: Divulgação/Relíquias do Mundo)
Música
Para Muniz, o setor com objetos musicais é um dos que mais prende as pessoas. “A guitarra autografada pelos quatro membros do The Beatles é uma grande atração, assim como os violões que passaram pelas mãos do Elvis Presley e pelos músicos que tocaram no Woodstock”, conta.
A Mostra traz ainda ingressos raros, como o do Festival de Woodstock, de 1969, e do show que seria o próximo realizado por Elvis Presley, não fosse a sua morte em agosto de 1977. Ainda sobre o “rei do rock”, o público poderá ver fotos raras e um macacão, similar ao que ele utilizava e autenticado pelo próprio Elvis.
Mostra apresenta uma réplica da Apolo 11, além de peças que estiveram em solo lunar (Foto: Cezar Liviero/Divulgação/Relíquias do Mundo)Mostra apresenta uma réplica da Apolo 11, além de
peças que estiveram em solo lunar (Foto:Cezar
Liviero/Divulgação/Relíquias do Mundo)
Guerra e astronomia
Entre as relíquias históricas está um fardamento de um soldado e uma bandeira do Japão, que foram utilizados por soldados durante a Segunda Guerra Mundial. “A bandeira foi resgatada por soldados americanos e traz várias mensagens dos membros da tropa japonesa”, explica Muniz. Também pode ser visto um pedaço do Muro de Berlim.
Uma parte da exposição é dedicada apenas para objetos ligados a astronomia, como uma réplica da Apolo 11,  que é 48 vezes menor que a original, além de peças que estiveram em solo lunar e macacões autografados por astronautas. Também estão expostos dois pedaços de meteoritos, que caíram na Bielorrússia e nos Estados Unidos.
Cinema e esportes
Para os amantes da série Star Trek, uma parte é dedicada à franquia, onde uma das grandes atrações é a réplica do jogo de xadrez igual ao usado no filme, com o tabuleiro e as peças, além de fotos exclusivas de alguns atores. Também estão expostos alguns objetos utilizados no filme 007 - Casino Royale.
No setor de esportes, algumas pessoas terão a oportunidade de conhecer de perto a réplica da taça Jules Rimet, que ficou em definitivo com o Brasil após ser tricampeão do mundo no futebol, e da taça FIFA, que é entregue ao campeão da Copa do Mundo atualmente. Entre as raridades, está um roupão utilizado por Sugar Ray Robinson, um dos grandes nomes da história do boxe.
Exposição
A exposição “Relíquias do Mundo” segue no Shopping Catuaí Londrina (Rod. Celso Garcia Cid, km 377, Gleba Palhano, Londrina), até o dia 31 de agosto. A Mostra fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20. Crianças de até cinco anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário