MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Exagerou no Dia dos Pais? Conheça métodos de desintoxicação alimentar


Pratos muito gordurosos retardam a digestão dos alimentos.
Nutricionista recomenda ingestão de frutas após cada refeição.

John Pacheco e Maiara Pires Do G1 AP

Almoço do Dia dos Pais (Foto: Márcia Serrano/G1)Almoço do Dia dos Pais, regado a pato no tucupi e risoto de camarão (Foto: Márcia Serrano/G1)
O almoço do Dia dos Pais na casa da professora aposentada Fátima Pena, 66 anos, foi dedicado ao homenageado do dia, o pecuarista Manoel Pinheiro, 69 anos. A mesa estava farta para agradar a ele e a 2 dos 5 filhos que estavam presentes, além de netos do casal. Todos tiveram um cardápio variado à disposição.
Fátima Pena serviu maniçoba, que é um prato feito com ingredientes da feijoada juntamente com a folha da maniva, pato no tucupi, cujo tempero é extraído da raiz da mandioca, além de churrasco e calderada de peixe.
A matriarca considera a alimentação adequada para a família. Ela diz que prepara os variados pratos apenas em ocasiões especiais, e que todos comem de tudo um pouco.
Fátima Pena prepara variados pratos para a família em ocasiões especiais (Foto: Maiara Pires)Fátima Pena prepara variados pratos para a família
em ocasiões especiais (Foto: Maiara Pires/G1)
Para a nutricionista Amandha Furtado, é necessário haver cautela no consumo de pratos variados. Segundo observou, comer variados alimentos em uma única refeição, resulta em problemas na digestão. Amandha ainda alertou que os pratos servidos na casa de Fátima têm tendência a serem altamente gordurosos, o que causa acúmulo de toxinas no corpo, podendo provocar intoxicação alimentar.
“Quanto mais gorduroso o prato, mais é demorada a digestão. Após a refeição, o indivíduo tende a se sentir pesado e inchado por mais tempo e com isso são comuns os sintomas de indisposição e mau humor”, reforçou a nutricionista.
Amandha destaca dois pratos do almoço de Fátima, para os quais deve haver atenção redobrada, visando evitar uma possível intoxicação alimentar. “A maniçoba é um prato bem calórico. O consumo ideal por refeição não pode passar de 100 gramas, o equivalente a um prato pequeno”, especifica Amandha.
O outro prato é o pato no tucupi, que, segundo a profissional, deve ser o único prato de uma refeição, pois a acidez do tucupi provoca irritação no estômago.
Nutricionista Amandha Furtado (Foto: John Pacheco/G1)Nutricionista Amandha Furtado
(Foto: John Pacheco/G1)
Para amenizar a digestão e a eliminação dessas toxinas, é recomendada a ingestão de frutas sempre após as refeições, para facilitar a limpeza do organismo.
Um hábito diário que Amandha recomenda é a ingestão de sucos e shakes desintoxicadores para o organismo, compostos de frutas, castanhas e sementes. Os ingredientes além de ajudar a digestão, mantém o organismo hidratado e auxiliam no alívio da azia e da má digestão.

Shake funcional desintoxicador
Ingredientes

1 fatia fina de mamão
meia pera
meia maçã
150 ml de água de coco
2 castanhas do Brasil
1 colher de sobremesa de chia
gelo
Modo de Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador, exceto a chia. Nao precisa coar e nem acrescentar açucar ou adoçante
Suco natural desintoxicador
Ingredientes

60 ml de limão
meia pêra
meia maçã
2 lascas de gengibre
4 folhas de hortelã
1 colher de sobremesa de linhaça dourada triturada
Modo de Preparo
Bater os ingredientes no liquidificador, exceto a chia. Não precisa coar e nem acrescentar açúcar ou adoçante

Nenhum comentário:

Postar um comentário