MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Estátua da Pequena Sereia de Copenhague comemora 100 anos


Cem nadadoras se apresentaram no espetáculo de aniversário.
Com 1,25 m de altura, a estátua virou símbolo da cidade e da Dinamarca.

Da France Presse

Nadadoras se apresentam em espetáculo do aniversário de 100 anos da estátua da pequena sereia, em Copenhague (Foto: AFP /Scanpix Denmark/ Nikolai )Nadadoras se apresentam em espetáculo do aniversário de 100 anos da estátua da pequena sereia, em Copenhague (Foto: AFP /Scanpix Denmark/ Nikolai )
Um espetáculo com 100 nadadoras fez parte das comemorações do aniversário da famosa estátua da Pequena Sereia de Copenhague, que completou 100 anos nesta sexta-feira (23) diante de uma multidão que demonstrou como o conto de Andersen ainda emociona crianças e adultos.
Nadadoras se apresentam em espetáculo do aniversário de 100 anos da estátua da pequena sereia, em Copenhague (Foto: AP/Finn Frandsen, Polfoto)Nadadoras na água, na frente da estátua
(Foto: AP/Finn Frandsen, Polfoto)
Desde 23 de agosto de 1913, esta obra de bronze permanece sentada em uma rocha de baía da capital dinamarquesa.
Com 1,25 metro de altura, a estátua virou símbolo da cidade e do país, como a Torre Eiffel em Paris e a Estátua da Liberdade em Nova York.
No conto publicado por Hans Christian Andersen em 1837, a sereia se apaixona por um príncipe que salvou do afogamento, mas para viver com ele precisa se transformar em uma jovem por meio de um complicado feitiço.
Sem cabeça
A estátua sofreu vários problemas em um século de existência. Em 1964, a cabeça foi roubada e teve que ser substituída por outra. Foi novamente roubada em 1998, mas os criminosos, aparentemente arrependidos, devolveram a peça. Em 1984, um braço da sereia foi cortado.
Apenas uma vez a sereia deixou Copenhague: em 2010, para uma exposição no pavilhão dinamarquês da Exposição Universal de Xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário