MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Escola de Caxias adota hábitos alimentares mais saudáveis


Projeto da escola promove o cultivo de hortaliças nas casas.
Crianças já apresentam mudanças em sala de aula.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

O Senado aprovou Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas de baixo teor nutricional ou alimentos com quantidade elevada de açúcar, gordura saturada, sódio e sal nas cantinas de escolas de ensino básico.
Em uma escola infantil em Caxias, a equipe pedagógica resolveu implantar no currículo escolar das crianças a importância da mudança do hábito alimentar, há dois anos. No local estudam mais de 60 alunos de 2 a 6 anos de idade.
A diretora da escola, Virgínia Célia Mota, conta que “a maioria das crianças trazia salgadinho, refrigerante e os que traziam frutas já não queriam comer. Eu tive um reunião com os pais e conversei com os pais que quinta-feira era o dia de trazer fruta” explicou a diretora.
Para os pequeninos não foi fácil deixar de lado biscoitos e refrigerantes. Mas, aos poucos, eles estão se acostumando com a ideia. Ana Luíza, de seis anos, conta que não gostava de comer frutas, mas hoje tem uma favorita: a maçã.
Os docentes afirmam que a mudança da alimentação tem rendido bons frutos em sala de aula. Segundo a professora Poliana Andressa, “as crianças tinham menos energia na hora de brincar, mas com a implementação das frutas na hora do lanche, esse momento ficou mais dinâmico.”
A novidade agora é o projeto ‘Horta’. A ideia é despertar nas crianças a vontade pelo cultivo tanto na escola como na casa delas. Dentro do projeto, os alunos acompanham o crescimento do que foi plantado nos canteiros. São distribuídas sementes das hortaliças para as crianças praticarem em casa, com a família, o plantio das verduras.
“Tem sido ótimo; as crianças têm gostado. O interessante é que o reflexo está em casa também. A gente tem plantado as sementes e falado diariamente com eles sobre uma alimentação saudável. “ conta a professora Efigênia Barbosa.

Uma ação ecologicamente correta, que vem de casa para a escola e da escola para a casa.
Para James Dean, pai de uma das alunas da escola, o interessante é que “esse é um ato, em geral, de casa para a escola, mas foi a escola que teve a iniciativa”. Ele acredita que o consumo das frutas provocou melhoras no problema de alergia da filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário