MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de agosto de 2013

Empresas do setor automotivo veem faturamento crescer após capacitação


No AP, empresas mudam processos depois de programa de inovação.
Loja de tintas investe em produtos com selo verde e fatura até R$ 220 mil.

Do PEGN TV

No Amapá, empresas do setor automotivo participam de um programa de inovação para melhorar o atendimento, aumentar o faturamento dos negócios e crescer. Entre as medidas práticas, fabricantes e lojistas mudam a identidade visual da empresa e investem em reforma para organizar o estoque.
A autopeças do empresário Éldio Martins ficou mais bonita e organizada depois que procurou o apoio do Sebrae de Macapá. Em 2011, ele ingressou no programa Agentes Locais de Inovação (ALI).
“Eu aproveitei a ajuda do Sebrae com muitas ideias do consultor, do agente Sebrae, ele me ajudou a implantar essa mudança que eu queria para a empresa”, diz o empresário.
Na loja, as peças para automóveis não ficam mais expostas. A enorme quantidade de material foi distribuída em um estoque de três andares, longe dos olhos dos clientes.
O programa Agentes Locais de Inovação é uma parceria do Sebrae com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O empresário é atendido por profissionais que fazem um diagnóstico do negócio e propõem ações de inovação. Os agentes traçam um plano de trabalho e estabelecem os prazos para a implantação das mudanças. O acompanhamento é gratuito e pode durar até dois anos.
“O empresário arca apenas com os custos de realização das ações que são recomendadas pelo agente. O Sebrae vai até a empresa por meio desses agentes locais de inovação, as visitas são gratuitas, as recomendações também são gratuitas”, informa Isana Figueiredo, do Sebrae Macapá.
O investimento na nova estrutura foi de R$ 700 mil. O empresário Éldio Martins climatizou e redecorou a recepção. Agora, só ficam expostos itens como aromatizantes, óleos para motores e produtos que chamem a atenção dos apaixonados por carros.
O empresário também investiu no treinamento de funcionários para melhorar o atendimento. Hoje, a loja tem até um sistema de entregas. O cliente pede as peças por telefone e recebe o produto em casa, sem custos adicionais.
A imagem de um negócio é fundamental. O ambiente moderno e confortável ajudou a atrair clientes e deu mais credibilidade para a empresa. A prova disso está no faturamento, que aumentou 20% após as mudanças. Os ganhos da empresa passaram de R$ 250 mil para R$ 300 mil por mês depois do programa do Sebrae.
“Esse ambiente mais refinado, vamos dizer assim, trouxe essa imagem da minha empresa de oferecer produtos de qualidade. A qualidade de atendimento também associou à qualidade dos produtos”, comenta Martins.
Selo verde
O empresário Denílson Gomes tem duas lojas especializadas em tintas automotivas. Ele participa do programa ALI desde o ano passado. Após consultorias, a empresa trocou fornecedores, mudou a identidade visual e melhorou o atendimento.
“Quando o ALI procurou a minha empresa, eu aceitei com grande satisfação. Os resultados foram excelentes até hoje. (...) A empresa pensa de forma organizada, a empresa tem planejamento”, explica o empresário.
A tinta mais vendida é fabricada na própria loja. São produzidos até 1.300 litros por mês. A fabricação é bem manual, como se fosse uma receita de bolo. O funcionário coloca os ingredientes em uma espécie de copo medida, pesa e tampa a embalagem. Depois é só misturar e conferir se ficou na tonalidade desejada. Com 55 produtos diferentes é possível fazer quase 50 mil cores. É muito difícil o cliente sair da loja sem a tinta do tom que precisa.
O produto leva o selo verde por não possuir metais pesados na fórmula. “Eu vi como uma grande oportunidade. Primeiro que não agride o planeta e, segundo, que não agride os meus clientes”, diz Gomes.
Depois do programa Agentes Locais de Inovação, o empresário passou a promover encontros de pintores e treinamentos para os profissionais da área. Ele criou até uma linha de crédito para clientes especiais.
“A inovação é o carro-chefe para que a empresa possa não apenas sobreviver, mas que ela possa se diferenciar no seu mercado. (...) As que conseguem inovar, as que têm um destaque em seu mercado, elas passam a ser sustentáveis e ter mais longevidade”, avalia Isana, do Sebrae.
Hoje, a empresa de Denílson Gomes fatura até R$ 220 mil por mês. “O meu faturamento aumentou algo entre 10% e 15% com a entrada do ALI, o que é muito para o setor”, diz o empresário.
CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
Site: www.sebrae.com.br
CAMALEÃO TINTAS E CONSTRUÇÃO
Empresário: Denilson Ferreira Gomes
Rodovia BR 156 - nº 1579 - Bairro São Lazaro – Macapá/AP
CEP: 69000-094
Telefone: (096) 3251-1120
E-mail: camaleaotintas@hotmail.com
CHEV PEÇAS
Empresário: Eldio Martins
Telefone: (096) 3225-3361
Rua Santos Dumont, 988 – Santa Rita – Macapá/AP
CEP: 68901-270

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