MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Em SP, receita tradicional no café da manhã é o bolinho de frango caipira


Segredinhos das cozinheiras fazem a diferença no sabor final do prato.
Globo Rural mostra série de receitas caipiras típicas do café da manhã.

Do Globo Rural

A lua ainda ilumina o céu quando a agricultora Maria Angélica Ruivo acorda para preparar o café da família. No coador de pano, um café fresquinho ajuda a manter o corpo aquecido nas manhãs frias e desperta para o trabalho no campo. Lá fora, o sol começa a brilhar e o galo já canta no quintal.
Na casa da família Ruivo, na zona rural de São Miguel Arcanjo, o café da manhã tem de ser reforçado porque eles são produtores rurais e precisam lidar com a lavoura. Além do pão francês com margarina e o leite tirado na hora, tem um bolinho de milho recheado com frango.
A receita é tradicional na região sudoeste de São Paulo e Angélica ensina o preparo. O principal ingrediente está no terreiro da casa.
É na hora de alimentar as aves que é escolhido o melhor recheio do bolinho. Do quintal, o frango vai direto para a cozinha. Em poucos minutos a agricultora depena, limpa e corta os pedaços e todas as partes são aproveitadas.
A receita é simples e preparada em toda a região, mas alguns segredinhos deixam os bolinhos mais saborosos. Um deles está no molho, que é preparado com o frango caipira cozido com alho e sal junto com a pele e a gordura.
Ingredientes
Massa

1 quilo de farinha de milho em flocos
1 quilo de batata cozida e amassada
5 colheres de sopa de polvilho azedo
1 maço de cheiro verde
2 tabletes de caldo de galinha
2 litros do caldo do cozimento do frango
Recheio
1 frango caipira de 1 e ½ quilo
Alho e sal a gosto
1 colher de sopa de banha de porco
1 colher de sopa de extrato de tomate
Modo de preparo
O polvilho azedo é usado para dar liga à massa e não deixar que os bolinhos abram na hora de fritar. Umedeça a mistura com água. Coloque a batata amassada e misture bem. Acrescente os dois tabletes de caldo de galinha esmigalhados, depois, salpique o cheiro verde. Por último, o ponto e o sabor da massa são dados pelo molho fervendo do caldo do frango. Desgrudou do fundo da panela, está pronto.
Outro segredo da receita caipira está no momento de refogar o frango. A banha de porco dá um sabor especial e para dar cor, acrescente extrato de tomate ou coloral. Depois basta enrolar os bolinhos e caprichar no recheio. Frite os bolinhos em óleo quente até que fiquem bem dourados

Nenhum comentário:

Postar um comentário