MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de agosto de 2013

Em RR, Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado com ação educativa


Serão três dias de atividades alusivas a data celebrada dia 29 de agosto.
Fumo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável.

Do G1 RR

Unidades de saúde do ES oferecem tratamento contra o tabagismo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no
dia 29 de agosto (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Núcleo de proteção da Saúde do Trabalhador, da Vigilância Sanitária prepara três dias de atividades, que incluem duas blitz educativas e ações nas escolas da rede pública e universidades do estado.
Segundo o gerente do Núcleo da Vigilância Pedro Coelho, as ações serão realizadas a partir do dia 27, às 16h, no bairro Sílvio Botelho, na zona Oeste de Boa Vista, onde haverá entrega de panfletos. E no dia 29 será a segunda etapa com uma blitz, às 8h, em frente a Assembleia Legislativa de Roraima, na praça do Centro Cívico.
Quanto ao dia 28, equipes de profissionais passarão nas escolas estaduais para afixar cartazes nas instituições e distribuir informativos. “Os adolescentes são a maioria que se envolvem com o fumo”, disse o gerente, acrescentando que o grupo passará também em todas as faculdades e Universidades.
Coelho ressaltou ainda que está trabalhando a possibilidade de realizar palestras para estudantes da rede pública ainda este ano. O projeto está sendo discutido e planejado com a parceria de alguns setores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ligados ao combate ao tabagismo.
Dados da Organização Mundial da Saúde
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. É estimado que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Estima-se ainda que no país ocorram 200 mil mortes por ano em consequência do cigarro.
Mulher fumante tem mais chance de ter aneurisma cerebral (Foto: Reprodução / EPTV)No Brasil, 200 milhões de mulheres são fumantes,
afirma a Organização Mundial de Saúde
(Foto: Reprodução / EPTV)
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer infarto, de sofrer bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de duas vezes mais risco de sofrer derrame cerebral.
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
Nesse panorama, a Lei Federal de n° 7.488, instituiu desde 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado dia 29 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário