MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de agosto de 2013

Em Roraima, cadeirante cuida sozinho do próprio filho de oito anos


Edilson leva o filho todos os dias para escola às 6h10 da manhã.
"Pai não é quem faz, mas aquele que cuida e está presente", diz ele.

Érico Veríssimo Do G1 RR

Edilson cuida deo João Vitor desde que ele nasceu (Foto: Érico Veríssimo/G1)Edilson cuida de João Vitor desde que ele nasceu
(Foto: Érico Veríssimo/G1)
Em Roraima, o assistente administrativo Edilson Prado Aguiar, de 37 anos, é pai e 'mãe' ao mesmo tempo de João Vitor Aguiar, de oito anos. Cadeirante há 13 anos, desde que foi atingido na coluna por uma bala, ele sempre cuidou do filho e acompanhou o seu  crescimento, apesar das dificuldades.
João Vitor estuda no mesmo local em que o pai trabalha. O dia deles começa às 5h40 da manhã, quando acordam e se preparam para sair. Moradores do bairro Senador Hélio Campos, bairro da zona Oeste de Boa Vista, eles têm que estar às 6h10  na avenida, onde esperam por um táxi-lotação que os leve à escola localizada no Centro de Boa Vista. Uma viagem que leva de 15 a 20 minutos.
"Muitas vezes, a maioria dos motoristas não para. Nesses dias, levamos de 40 a 50 minutos até conseguirmos um táxi-lotação. Essa é uma das dificuldades enfrentadas diariamente. Mas, todos nós temos problemas. Se formos 'ligar' muito para isso, deixamos de viver", considerou.
Separado, Edilson começou a cuidar de João Vitor desde que ele nasceu. "Eu e mãe dele fizemos um acordo quando nos separamos para que eu ficasse com o nosso filho. Como ela trabalhava o dia todo e estudava à noite, não tinha muito tempo para ficar com ele, exceto nos fins de semana", disse, destacando que ela sempre o ajudou.
Depois de uma manhã inteira fora, Edilson e João Vitor chegam em casa por volta das 14h. À tarde, o garoto faz as tarefas da escola, joga bola e brinca de videogame. Tudo sob a supervisão do pai. Por volta das 18h, começam os preparativos para o dia seguinte.
"Sou um pai presente. Cobro quando é necessário, sou rigoroso, mas sou apaixonado pelo meu filho. Ele é minha vida. Recebi o presente da festa de Dia dos Pais na escola e me emocionei. Estava escrito: 'meu pai, minha vida'", contou Edilson.
Joao Vitor retribui o amor de Edilson com palavras carinhosas e um forte abraço. "Meu pai é legal, gosto muito dele. É um exemplo para mim, meu herói", ressaltou.
No Dia dos Pais, Edilson e João Vitor vão passar o domingo juntos em casa, acompanhados da avó materna do garoto. "Eu me considero um 'pãe' [mistura de pai e mãe]. Mas afirmo que pai não é aquele que apenas faz. Pai é o que tem responsabilidade, dá carinho e está sempre presente", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário