MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de agosto de 2013

Do filtro de barro à lamparina de gás: loja no AC vende objetos antigos


Dono diz que só não vende o que não é mais fabricado.
Principais clientes são do interior do estado.

Do G1 AC

Filtro de barro, ferro a carvão, lamparina à gás. Em um mundo cada vez mais tecnológico itens como esses são cada vez mais raros. No centro de Rio Branco porém, há uma loja com objetos antigos para fazer a alegria dos mais saudosos.

A loja é pequena, os objetos ficam por todos os lados, cachimbos, aparelhos de barbear antigos, canecas de esmalte entre outro utensílios. O dono conhecido como Chefe conta que na loja só não tem aquilo que já deixou de ser fabricado.

Ele diz que seus principais clientes são pessoas do interior. "E o pessoal que gosta de pescaria também", explica.

O 'Bazar do Chefe' é uma realização pessoal de seu dono, mas ele lembra que foi um longo caminho até conseguir. "Vim do interior, do Seringal Novo Andirá, aqui já vendi picolé, fui engraxate e meu sonho era ser comerciante. Então, comecei a pôr a banquinha para vender tabaco, perfume e foi indo até graças a Deus dar certo", conta.
Nostalgia
O aposentado Manoel Murilo, lembra do tempo em que utilizava um ferro de passar que só funcionava na base do carvão. "A gente usava o coco do ouricuri, tocava fogo e colocava dentro. Era um fumaceiro danado, mas era como carvão. Agora quando caía um pretinho em uma calça branca era uma mão de obra danada para engomar", lembra.

Já o aposentado Ladislau do Nascimento, lamenta por não encontrar mais filtros feitos de barro, que para ele ainda são melhores do que os modernos bebedouros. "Hoje não existe mais pote, só bebedouro e eu me dou melhor com as coisas antigas. O pote esfriava a água naturalmente não precisava de energia, era mais vantajoso", fala.
Para a alegria desses dois senhores e de tantas pessoas que sentem saudade das coisas antigas o Chefe tem a solução.
Colaborou Gilberto Lobo, da TV Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário