MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Disputa de terras: Tensão e medo na cidade de Buerarema



Moradores de Buerarema se revoltaram no final de semana / foto Macuco News
O clima de tensão e medo permanecem na cidade de Buerarema, região Sul da Bahia, por conta da disputa de terra entre produtores rurais e supostos indígenas tupinambás.
O policiamento foi reforçado no município há cerca de um semana por policiais militares da Cipe Cacaueira, todo o efetivo da PF de Ilhéus e policiais da Força Nacional, mas mesmo assim índios insistem em amedrontar a população, que por sua vez tem reagido as ofensivas.
Além do pânico e destruição registrados no sábado (24), homens da Força Nacional de Segurança se deslocaram no domingo (25) para o distrito de Vila Brasil, onde impediram que indígenas colocassem fogo no estabelecimento comercial de um agricultor, de acordo com informações do proprietário do site Macuco News, Cláudio da Conceição.
Após o incidente, as linhas de ônibus que fazem a ligação entre a sede do município e a localidade foram suspensas. As aulas nas redes municipal e estadual de ensino estão suspensas desde a última quarta-feira, diz Conceição.
“Em relação ao que aconteceu no sábado, o clima está mais tranquilo, mas a situação é preocupante. Nem a Força Nacional de Segurança está conseguindo restabelecer a tranquilidade”, diz.
No último sábado, foram registrados diversos confrontos entre agricultores e índios, que resultaram em pelo menos oito automóveis incendiados e diversos estabelecimentos comerciais e casas destruídas.
Os soldados da Força Nacional de Segurança chegaram à cidade no Sul da Bahia no último dia 20, a pedido do governador Jaques Wagner para tentar apaziguar os ânimos no local. Neste final de semana, após as notícias de acirramento dos confrontos, 150 policiais militares foram deslocados da cidade de Itabuna para a cidade de Buerarema.
Conflito longo 
Os primeiros registros de disputas entre indígenas e os agricultores na região aconteceram há oito anos, quando da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou um estudo em uma área que engloba mais de 300 fazendas. O processo ainda está sendo avaliado pelo Ministério da Justiça.
No início da última semana, alguns produtores rurais da região acamparam na sede da Prefeitura, alegando ter sido expulsos das propriedades que ocupavam por índios. De lá para cá, índios e produtores rurais acusam-se de agressões. (Fonte A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário