MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dilma passa mais tempo com Lula do que em evento oficial


Em viagem a São Paulo, presidente disse em cerimônia sobre financiamento estudantil que professores devem ser mais bem pagos porque “salário dá status”

Felipe Frazão  VEJA.COM
Presidente Dilma Rousseff em cerimônia do FIES, em São Paulo
Presidente Dilma Rousseff em visita a São Paulo, nesta quinta-feira (Nelson Antoine/Fotoarena)
A presidente da República, Dilma Rousseff, passou mais tempo em reunião política com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que no evento oficial sobre financiamento estudantil, do qual participou na tarde desta quinta-feira, em São Paulo. Dilma desceu do avião presidencial às 11 horas no aeroporto de Congonhas e seguiu de helicóptero para se encontrar com Lula em um hotel na região central da capital paulista.
Oficialmente, a agenda divulgada pela Presidência da República previa apenas a cerimônia para registar a marca de um milhão de estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – programa que permite a alunos estudarem em universidades privadas com empréstimo do governo federal a ser pago após a formatura. O ato começou às 15h40, na Vila Mariana, Zona Sul, quando Dilma foi apresentada – pouco mais de quatro horas depois do desembarque em Congonhas. Após uma hora, às 16h40, o evento terminou.
Em discurso, Dilma voltou a dizer que os 112 bilhões de reais estimados como recursos a serem destinados à saúde e à educação são uma “vitória histórica”. Assim como fizera na visita a São Bernardo do Campo, na segunda-feira, Dilma defendeu que parte dos recursos previstos para investimento em expansão da educação sejam destinados ao pagamento de professores.
“Nós precisamos desses recursos para pagar professores, para transformar essa profissão numa das que terão status no Brasil. Nós temos de dar status ao professor, que tem de ser reconhecido. Status se reconhece com boa remuneração”, disse.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que esteve com Dilma desde a chegada a São Paulo, o Fies tem atualmente 1.029.170 contratos assinados com estudantes. Segundo ele, 179 000 bolsas são para estudantes de Engenharia, 76 000 de Enfermagem, 47 000 de Pedagogia, 26 000 de Medicina, 24 900 de Arquitetura, além de 22 000 de Farmácia e 22 000 de Odontologia.
Dilma ressaltou que estudantes de Pedagogia e Medicina que queiram trabalhar na rede pública não precisam pagar o financiamento.
Esta foi a segunda passagem de Dilma no estado em menos de uma semana, a quinta em menos de um mês. Na segunda-feira, Dilma anunciou um aporte de recursos de 2,1 bilhões de reais para sete cidades do ABC paulista, região onde o PT tem forte influência eleitoral.
Participaram da cerimônia o prefeito Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).
Dilma também fez um elogio ao prefeito de São Paulo. "Queria dirigir um cumprimento todo especial ao ex-ministro da Educação Fernando Haddad, hoje prefeito de São Paulo, um dos artífices desses programas que hoje comemoramos. Ajudou a conceber todos eles. Temos muito orgulho de tudo o que você fez ao longo de sua gestão no Ministério da Educação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário