MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Devoção tradicional a São Benedito marca cultura e história de Cuiabá


Restauração da Igreja de Nossa Senhora e São Benedito durou três anos.
Primeira capela do santo na capital era feita de madeira e barro.

Do G1 MT

Devoção ao santo é marca da capital mato-grossense. (Foto: Reprodução TVCA)Devoção ao santo é marca da capital mato-grossense. (Foto: Reprodução TVCA)
A história da devoção a São Benedito e a fé de moradores de Cuiabá acompanham a cultura e construção da capital mato-grossense. Materiais históricos são resgatados e explorados em uma reportagem especial do quadro 'Quem tem memória tem história', da TV Centro América, exibida nesta quarta-feira (14).
A tradicional festa de São Benedito é realizada desde 1982 ao redor da Capela de São Benedito e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A devoção é tão grande que se tornou símbolo da religiosidade e crença dos moradores da capital. O santo negro é conhecido como 'o santo dos pobres'.
De acordo com o Marcos Amaral Mendes, doutorando em história, a primeira capela de São Benedito foi construída em 1722 pelos próprios escravos. Marcos faz uma pesquisa sobre o santo na capital. A estrutura era frágil, feito de madeira e barro. Depois de um temporal a estrutura desabou e por vários anos os moradores não tiveram um local para se reunir.
Atualmente o local da primeira capela deu lugar a um ponto turístico da capital: A Praça da Mandioca. Amaral conta que na década de 40 surgiu o novo local para a devoção a São Benedito, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário."A irmandade de São Benedito pediu a permissão a irmandade de Nossa Senhora do Rosário para poder erguer a capela de são Benedito", disse.
História
No ano de 1747 as autoridades portuguesas repartiram uma mina de ouro na região entre as duas irmandades religiosas. Com parte dos recursos dessas jazidas as irmandades conseguiram construir a atual Igreja de Nossa Senhora e Capela de São Benedito. O local é tão conhecido e importante para a cultura cuiabana que foi construído antes mesmo do primeiro cemitério da capital, o atual Cemitério da Piedade.
Segundo os historiadores, muitos devotos foram enterrados nas igrejas ao qual pertenciam. "Antigamente as pessoas eram enterradas dentro das igrejas das irmandades que elas pertenciam. Isso ocorreu até 1863 quando foi construído o Cemitério da Piedade. [Na ocasião] o presidente da província de Mato Grosso proibiu que as pessoas fossem sepultadas dentro das igrejas", completou Amaral.
A restauração da Igreja de Nossa Senhora e Capela de São Benedito durou três anos, entre 2003 até 2006. O padre José de Moura e Silva trabalha na enciclopédia do local e chegou na capital em 1989. Com 85 anos de idade, o religioso relembra detalhes da época. "Os padres iam nas casas das pessoas para conversar com o povo e faziam o diálogo entre as pessoas e as autoridades, para que o povo tivesse o necessário para vida. No começo, até era necessário dar de comer ao povo", conta.
A igreja ajuda a manter 20 comunidades, uma casa de recuperação e uma creche na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário