MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cubano é classificado para o Acre no programa 'Mais Médicos'


Profissional escolheu a cidade de Acrelândia, onde já trabalha.
Para ele, médicos com CRM devem ocupar vagas em programas federais.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

O médico Dino Luiz Cabrera acabou aprovado no programa 'Mais Médico' para trabalhar em Acrelândia (AC). A escolha da cidade, segundo ele, foi por motivos práticos. O profissional já trabalho no hospital misto, através de um contrato com a Secretaria de Saúde do Acre.
"Escolhi Acrelândia pela facilidade de estar perto de meu outro emprego, pelo governo estadual, que é na mesma cidade. Também trabalho em Plácido de Castro, mas fazendo plantões, então, tenho muito tempo para trabalhar na unidade de saúde da família", afirma o médico, que para participar do Mais Médicos terá que abrir mão de um contrato na Unidade de Saúde Familiar de Senador Guiomard, onde mora com a família.
O médico originário de Cuba, chegou no Brasil em 2009, após conhecer sobre o país através do cunhado brasileiro. Após alguns anos de trabalho e estudo, ele conseguiu passar no exame nacional de revalidação de diplomas médicos no Rio Grande do Norte. Mas desde o começo sua intenção era criar raízes em terras acreanas.
"Eu cheguei ao Acre em 2009, mesmo ano em que vim para o Brasil. Só revalidei no Rio Grande do Norte porque a Universidade Federal do Acre não abre o processo de revalidação  todos os anos.  Não conhecia bem o estado, mas vim para o Acre porque tinha referência da minha irmã, que já morou aqui", conta.
Para ele, o Mais Médico é uma oportunidade de melhorar o currículo ao mesmo tempo em que trabalha com um salário que considera justo. "O Mais Médico nos dá uma melhor preparação porque podemos fazer uma pós graduação, melhorando nosso currículo e nossa formação, esse foi o primeiro motivo que me fez inscrever no programa", afirma.
Porém, ele ressalva que não é a favor de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma, uma das propostas do governo federal para a saúde pública brasileira. "Não sou contra estrangeiros, até porque sou de Cuba, mas não é impossível revalidar o diploma, só que é necessário estar preparado para a provas e para cursar algumas disciplinas equivalentes. Eu consegui e outros também podem", acredita.
O médico acredita que no Brasil existem médicos suficientes para trabalhar nos programas do governo federal. "Nós, médicos que temos o CRM temos que ocupar as vagas, nós devemos suprimir essas vagas e trabalhar bastante, acho que o Brasil tem muitos médicos. É bastante trabalho, mas tem que trabalhar mesmo", acredita o médico.
Mais Médico
Os municípios acreanos de Rio Branco, capital do estado, Bujari e Acrelândia, além do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus - Rio Branco, foram contemplados com nove médicos selecionados pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, de acordo com a relação divulgada na terça-feira (6).
No primeiro mês de seleção do Mais Médicos, 16 profissionais realizaram inscrição para ocuparem espaços em cidades do Acre. Ao todo, o Ministério da Saúde relacionou 938 médicos brasileiros que ratificaram sua participação na primeira etapa da seleção.
Os médicos brasileiros que escolheram municípios, mas não homologaram sua participação terão uma nova oportunidade. Esses tiveram até a quinta-feira (8) para, mais uma vez, indicar as seis cidades onde desejariam trabalhar, respeitando a ordem de preferência e conforme as regiões prioritárias do programa. No sábado (10), o Ministério da Saúde irá publicar a nova lista e no dia 15 começa a próxima chamada de médicos e municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário