MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de agosto de 2013

Combinar cores fortes, listras e estampas é uma nova tendência

Joana Lopo A TARDE

  • Divulgação | Ag. A TARDE
    Azul, vermelho e amarelo, tudo integrado no ambiente
Misturar  azul-turquesa, amarelo-mostarda e combinar cortinas, tapetes e almofadas na decoração nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de mesclar estampas, listas e cores fortes.
Conforme a dupla de designers de interiores Alessandra Canteli e Mariana Mesquita, da AM Interiores,  amarelo e azul são cores versáteis que podem ser usadas em vários ambientes, seja pintadas em paredes ou exploradas em objetos decorativos, como animais de louça, abajures, luminárias entre outros.
"Inicialmente as cores fortes foram pensadas para a área externa da casa, mas agora invadiram os diversos cantinhos das residências e deixam um ar muito sofisticado e moderno", afirma Canteli.
Quanto à combinação de tapetes, cortinas e almofadas, Mesquita diz que são itens fundamentais para dar conforto e aconchego, por isso ela dá a dica: a sobreposição de tapetes em tons com base neutra e um sobreposto azul deixam os espaços charmosos; já as poltronas listradas com almofadas neutras e cortinas neutras ou com alguns desenhos discretos também conferem ar de modernidade ao ambiente".
Acessórios - Os acessórios também são peças-chave na decoração residencial, são eles que dão um toque de requinte a qualquer ambiente, dos mais coloridos aos sóbrios, com decoração clean.
Por isso que a empresária Ana Rita Carvalho, 39, apostou em explorar muitos objetos coloridos em sua casa, que, segundo ela, tem muito branco e cores em tons pastéis.
"Meus móveis são claros para poder usar as cores fortes nos detalhes, como um vaso de planta em forma de cone, na cor mostarda próximo à porta de entrada, que é um diferencial no apartamento, ainda mais que tem as cores da pátria, por causa do verde da planta", conta.
As combinações agradam às designers de interiores Cris Santos e Maísa Sande. Para elas, as cores devem ser usadas em almofadas, objetos de decoração, como vasos e centros de mesa, livros e acessórios para não fechar os ambientes.
"Na sala é preciso ter cuidado com o uso de cores nas cortinas, por exemplo, para não obstruir a passagem da luz, pois nesse ambiente a luminosidade natural é muito importante. Em relação ao tapete, eles devem ser utilizados com muito cuidado para não carregar demais, o ideal são cores mais neutras, orienta Santos.
Mas Sande alerta: "Se quiser muito usar as cores da estação, pode buscar papéis de parede, para marcar um espaço, mas novamente é preciso ter cuidado com excessos".
Tem pessoas, como o executivo José Roberto Ramos, 32, que não se importam com cores da estação ou moda, apenas querem que os ambientes fiquem agradáveis e bonitos.
Independentemente de serem cores  da moda, sempre gostei do azul e amarelo, pois acho que combinam e deixam o ambiente mais aconchegante, com mais personalidade, dando elegância aos espaços", diz Ramos.

Use cores fortes e combine objetos

Customize - Um móvel antigo é uma opção excelente para quem busca personalidade para o espaço. Os laqueados dão um charme e valorizam o espaço, proporcionando sofisticação
Estampas fortes - Evite a diversidade de cores nas listras. Use cores coordenadas para a composição. Diversos fornecedores já oferecem essas opções em tecidos com as mesmas cores e tons em estampas, listras, lisos e texturas – todas interligadas
Banheiros - As cores fortes podem ser utilizadas nos acessórios de bancada e nas toalhas sem que sejam realizadas grandes intervenções, como obras. Os detalhes do revestimento em pastilhas alegram de forma leve e descontraída
Quarto - Use móvel laqueado ou um pendente ou luminária de cor. E sempre é possível brincar com o enxoval, como uma opção mais barata de seguir a tendência do uso de cores. Outra opção é usar papel de parede colorido

Nenhum comentário:

Postar um comentário