MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Com marca própria, empresário quer criar 1ª franquia de óculos do Amapá


Rodrigo Félix montou loja de venda de óculos após capacitação no Sebrae.
Semana do Microempreendedor deve realizar 2,7 mil atendimentos.

Graziela Miranda Do G1 AP

Empreendedor Rodrgo Félix mostrando o empreendimento (Foto: Graziela Miranda/G1)Empresário Rodrygo Félix mostrando o
empreendimento (Foto: Graziela Miranda/G1)
Há 5 edições, o Sebrae Amapá orienta trabalhadores informais do estado com oficinas e palestras para formação de microempreendedores individuais. De uma dessas capacitações, saiu Rodrygo Félix, com foco na concretização de um sonho: montar uma loja de venda de óculos. Com o sucesso contabilizado nos lucros, o empresário já planeja montar uma franquia até o final deste ano. Será a primeira do Amapá neste setor, segundo registrou.
"Acreditamos que as primeiras cidades serão Belém (PA) e Recife (PE). Já estamos começando a manter contato com pessoas desses lugares para isso acontecer. Caso dê certo, esta será a primeira franquia do Amapá. Apesar da produção não ser daqui, a marca é", comemorou Félix.
O empresário criou a própria marca de óculos após participar de uma das edições da Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae no Amapá. O evento, que neste ano acontece de 05 a 09 de agosto, na sede da instituição, tem a finalidade de formalizar microempreendedores, através de orientações em oficinas e palestras empresariais.
De acordo com o gestor do projeto Orientação ao Microempreendedor Individual, Iranei Lopes, o objetivo do Sebrae, em 2013, é realizar cerca de 2,7 mil atendimentos, com capacitação a 60 empreendedores.
Microempreendedora individual recebendo orientações no Sebrae/AP (Foto: Graziela Miranda/G1)Microempreendedora recebendo orientações
no Sebrae/AP (Foto: Graziela Miranda/G1)
Segundo Lopes, a formalização da categoria é importante porque o trabalhador informal passa a ter garantias. "Essas pessoas passam a ter direitos. Elas pagarão impostos, mas terão os benefícios previdenciários garantidos, além de poderem participar de licitações governamentais", reforçou.
No Amapá existem mais de  8 mil microempreendedores e, em Macapá, 5,7 mil, segundo Lopes.
Ele explica que mesmo após a Semana do Microempreendedor Individual, os trabalhadores que receberam capacitações podem contar com orientações no Sebrae. É o que faz o personagem desta reportagem. Félix revelou que ainda busca auxílio na instituição, especialmente para a abertura da sua franquia. "É porque acredito que uma franquia é um negócio diferenciado. Por isso, ainda mantenho contato com o Sebrae. Acredito que a capacitação seja fundamental no processo de crescimento de um empreendimento", reforçou o empresário.

Os óculos da loja são produzidos por fabricantes nacionais e internacionais. Segundo acrescentou, existe uma fábrica na Coreia do Sul que trabalha para a marca criada por Félix. "Ela desenvolve e eu analiso os modelos. Toda coleção é montada bimestralmente", rematou.
Inscrição
Segundo Iranei Lopes, para se formalizar, o empreendedor precisa apresentar no Sebrae: RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor com cópia. "É rápido, simples, sem burocracia e não paga taxa para se formalizar. Quanto mais tivermos empreendedores capacitados e formalizados, mais eles serão beneficiados", incentivou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário