MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de agosto de 2013

Colmeia assusta moradores do bairro da Cidade Velha, em Belém


Abelhas se aglomeraram em uma casa desde a manhã deste sábado, 10.
Bombeiros afirmam que abelhas africanas são as mais comuns na região.

Do G1 PA

Abelhas se fixaram na entrada da casa de um morador no bairro da Cidade Velha, em Belém. (Foto: Divulgação/Larissa Campos)Abelhas se fixaram na entrada da casa de um morador no bairro da Cidade Velha, em Belém. (Foto: Divulgação/Larissa Campos)
Moradores da passagem Conceição, localizada próxima à rua Cesário Alvim, no bairro da Cidade Velha, em Belém, estão assustados com uma colmeia que se formou na entrada de uma das casas da vila. Eles contaram ao G1 neste sábado (10) que já pediram ao Corpo de Bombeiros que viessem retirar as abelhas do local, mas ainda não teriam sido atendidos.
De acordo com secretária Larissa Campos, a preocupação maior se deve ao fato de haver muitas crianças e idosos na vila, que podem ser vítimas fatais se forem atingidos pelas picadas das abelhas. "Só na minha casa são sete crianças. Eu estou com um bebê de um mês de vida e não se pode correr um risco desses. Está todo mundo trancado dentro das suas casas, com medo", afirma.
A doméstica Iná Barradas mora na casa ao lado onde a colmeia se fixou, e disse que também está apreensiva, principalmente com a presença de curiosos na área. "Os vizinhos estão vigiando para que ninguém tente mexer com as abelhas. Mas tem uma molecada com 'baladeiras' (espécie de estilingue) na mão, preparada para atirar pedra nelas, e se isso acontecer, elas podem ficar agressivas e sair entrando nas casas, ferrando as pessoas e vai ser um tumulto", conta.
"Na passagem tem muito idoso e com esse calor que faz à tarde, é normal que todo mundo ponha sua cadeira e se sente na frente das casas, mas com os insetos aí, é uma temeridade! Ainda tem uma criança alérgica que mora aqui (na passagem), o que é um risco muito maior se acontecer um ataque. Já chamamos os bombeiros desde cedo e até agora ninguém apareceu", denuncia o guarda noturno João da Silva Santos.
Segundo o Sargento Gilberto Costa, do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada e uma equipe de bombeiros irá até o local apenas no início da noite deste sábado. "Esse tipo de procedimento é realizado à noite para garantir que o trabalho seja feito com segurança. Durante o dia, os insetos estão dispersos e muito agitados, o que dificulta a remoção. À noite, eles ficam aglomerados, o que torna mais fácil o manejo para extermínio ou retirada, dependendo do caso. Mas a orientação que sempre damos às pessoas é para que elas não mexam, não cutuquem, não tentem atingir a colmeia com qualquer objeto", explica.
Ainda de acordo com o Sargento Costa, a espécie mais verificada em caso de ataques na Grande Belém é a Apis mellifera scutellata, mais conhecida como abelha africana, variedade muito agressiva em seus ataques, que costumam ser em massa, persistentes e sucessivas, podendo levar a pessoa atacada à morte após a injeção de toxinas liberadas durante sua picada.
Detalhe das abelhas aglomeradas que assustando moradores da passagem Conceição, em Belém. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Detalhe das abelhas aglomeradas que estão assustando moradores da passagem Conceição, em Belém. (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário